A sindicalizada Conceição Mondini ficou com o segundo lugar no Prêmio Off Flip 2024, com a crônica “Bacalhau com batatas ao murro”. A colega, lotada na Justiça Federal de Rio Grande, é aluna das oficinas de escrita criativa e poesia do Sintrajufe/RS.
Notícias Relacionadas
Essa foi a segunda participação de Conceição no Off Flip. Em 2023, ela teve uma poesia entre as finalistas; a crônica foi sua primeira premiação em concurso literário. “Nas duas oportunidades, inscrevi conto, crônica e poesia, ou seja, participei de todas as categorias do concurso e todos os textos foram selecionados para publicação”, diz Conceição. A coletânea será lançada ainda este ano, na Festa Literária de Paraty (Flip), e estará disponível nos formatos físico e digital.
Conceição conta que o resultado a deixou “muito feliz e bastante surpresa, com uma alegria que eu quis logo compartilhar com a família, com os amigos, com os colegas e com os professores das oficinas do Sintrajufe/RS, o Caio Riter e o Ronald Augusto. Foi bom sentir o carinho de todos, especialmente porque o texto tem um significado especial: foi uma homenagem à memória de uma pessoa querida”.
Ela destaca que os oficineiros são “excelentes profissionais, muito preparados e muito qualificados. Eles tornam as aulas e a convivência sempre agradáveis e produtivas”. Conforme Conceição, as oficinas culturais são “uma excelente iniciativa do sindicato e uma maravilhosa e enriquecedora oportunidade de convivência entre os sindicalizados e outros participantes” e destaca que são vários os alunos e alunas que publicam livros, individuais e coletâneas, muitos recebendo premiações