ORGANIZAÇÃO

Sintrajufe/RS realiza eleições complementares para direções de base; inscrições até 3/12

O Sintrajufe/RS realiza eleições complementares para direções de base em 16 unidades. Esses locais estão enquadrados em uma das seguintes situações: vacância de diretor de base por remoção, renúncia ou falecimento; menos de cinco sindicalizados ou não houve candidaturas nas últimas eleições; ou são unidades criadas depois da última eleição. As inscrições podem ser feitas até dia 3 de dezembro; as eleições ocorrerão no dia 10 de mesmo mês.

As unidades que poderão ter eleições, desde que haja candidatos ou candidatas inscritos, são: Justiça do Trabalho de Alvorada, Bagé, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, São Jerônimo, Sapiranga, Tramandaí­ e Viamão; Justiça Federal de Capão da Canoa e Gravataí­; Justiça Militar de Bagé e Porto Alegre.

Podem se candidatar sindicalizados e sindicalizadas que, no dia 10 de dezembro, em primeiro escrutí­nio, tenham mais de 90 dias de inscrição no quadro social e estejam em dia com a tesouraria do sindicato.

Informações sobre o pleito podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

A importância das direções de base

As direções de base representam e organizam a categoria no local de trabalho, atuam como elo entre os sindicalizados e sindicalizadas e a direção do sindicato. Também podem convocar assembleias de base por local de trabalho e participam do Conselho Geral, instância máxima do sistema diretivo do Sintrajufe/RS.

Somente unidades com direções de base recebem o repasse do Orçamento Participativo para a realização de atividades de integração nas áreas de lazer e cultura. Além disso, as oficinas de cultura no interior só são realizadas nas unidades que tenham direção de base.

EDITAL

ELEIÇÕES DE DIREÇÃO DE BASE (COMPLEMENTAR)

A Secretaria de Organização e Polí­tica Sindical do Sintrajufe/RS, no uso de suas atribuições estatutárias, pelo presente edital, faz saber que serão realizadas eleições para Direções de Base no dia 10 de dezembro de 2021.

1- A eleição será realizada nos locais de trabalho enquadrados em uma das seguintes condições:

a. vacância por remoção, renúncia ou falecimento do diretor de base anteriormente eleito;

b. havia menos de cinco sindicalizados ou não tiveram candidatos/as inscritos nas últimas eleições;

c. novas unidades criadas após a última eleição e que possuam ao menos 5 (cinco) sindicalizados.

2- De acordo com os critérios estabelecidos no item 1, as eleições poderão ocorrer nas seguintes unidades:

1. Justiça do TrabalhoAlvorada, Bagé, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Santa Cruz do Sul, Santa    Maria, Santa Rosa, São Jerônimo, Sapiranga, Tramandaí­ e Viamão.

2. Justiça FederalCapão da Canoa e Gravataí­;

3. Justiça MilitarBagé e Porto Alegre

3- As diretorias de base serão eleitas em cada local de trabalho, em escrutí­nio direto e secreto, pelos trabalhadores sindicalizados, lotados no respectivo local, e pelos aposentados residentes nas cidades que compõem a jurisdição.

4- Considera-se local de trabalho cada uma das unidades judiciárias existentes em Porto Alegre e no interior do estado.

5- As diretorias de base serão eleitas, conforme o número de sindicalizados, na seguinte proporção:

De 05 a 15 sindicalizados1 diretor
De 16 a 30 sindicalizados2 diretores
De 31 a 60 sindicalizados3 diretores
De 61 a 90 sindicalizados4 diretores
De 91 em diante5 diretores

6- Poderão ser eleitos suplentes até o número máximo de titulares eleitos.

7- É eleitor todo o sindicalizado que na data da eleição:

I. ter mais de 90 (noventa) dias de inscrição no quadro social;
II. estiver na data da eleição em dia com a tesouraria do Sindicato;
III. estiver no gozo dos direitos sociais conferidos no Estatuto.

8- Poderá ser candidato o sindicalizado que, na data da realização da eleição, em primeiro escrutí­nio, tenha mais de 90 dias de inscrição no quadro social e esteja em dia com a tesouraria do sindicato.

9- As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento da ficha de qualificação de candidato, disponí­vel no site do Sintrajufe, e formalizada pelo e-mail [email protected] até às 19 h do dia 3 de dezembro de 2021.

Porto Alegre, 25 de novembro 2021.

Secretaria de Organização e Polí­tica Sindical (SOPS)