SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

FEMINISMO

Sintrajufe/RS oferece vagas gratuitas para sindicalizadas e sindicalizados em curso sobre pensadoras negras

O Sintrajufe/RS está oferecendo cinco vagas gratuitas para filiadas e filiados ao sindicato para o curso As Pensadoras Negras , da escola As Pensadoras. A atividade, online, ocorre entre os dias 12 de abril e 11 de maio, com seis encontros, totalizando 20 horas. As atividades serão pelas plataformas Google Classroom, Google Meet e Youtube.

As inscrições para sindicalizadas e sindicalizados que desejem as vagas gratuitas devem ser feitas até o dia 07 de abril, mediante o preenchimento do formulário online, disponí­vel AQUI. Se houver mais interessadas e interessados do que vagas, será feito sorteio.

O curso terá como propósito evidenciar a importância da produção intelectual de mulheres negras latino-americanas e apresentar a importância dessa produção e o quanto ela fala de nós; conhecimentos e saberes nossos que ajudam a interpretar nossa sociedade. Conhecimentos e saberes considerados como narrativas contra-hegemônicas, pois abrem outras possibilidades para além da produção do norte global. Temas como o racismo, o sexismo, diáspora africana, feminismo negro, feminismo latino americano, a cultura e as artes, o apagamento e o silenciamento atravessarão as aulas. O curso dialoga com a transversalidade, aglutina questões fundamentais que marcam nossos dias, como a vida das mulheres negras e sua incansável luta pela sobrevivência e também pela sobrevivência dos seus, sua famí­lia. O curso tem como marca a interseccionalidade. Nesta segunda edição do curso, as autoras/intelectuais abordadas serão: Lélia Gonzalez (Karina França), Mara Viveros-Vigoya (Lí­via Guimarães), Maria Firmina dos Reis (Fernanda Miranda), Neusa Santos Souza (Wallesandra Souza Rodrigues) e Victória Santa Cruz (Danielle Almeida).

A aula inaugural será ministrada pela mestranda em Ciências Humanas e Sociais na UFABC, escritora, socialista e poeta, Carolina Iara, dia 12 de abril às 19h, no canal da escola As Pensadoras no Youtube, AQUI.

Veja AQUI as informações completas sobre o curso, o plano de aulas e as ministrantes.

A escola As Pensadoras promove formação sobre questões de gênero e suas interseccionalidades (raça, etnia, sexualidade e classe).