SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

MARÇO DAS MULHERES

Fenajufe realizará circuito de lives com temática de gênero durante o mês de março; primeiro debate acontece nesta quinta-feira, 7

Ao longo do mês de março, no contexto do Mês de Luta das Mulheres, a Fenajufe irá realizar uma série de debates sobre a temática de gênero, transmitidos ao vivo online. O primeiro debate acontece nesta quinta-feira, 7, às 19h30min, com o tema Feminicí­dio, Lesbocí­dio e Transfeminicí­dio , com transmissão pelas redes da federação.

A organização das lives é do Coletivo de Mulheres da Fenajufe, criado após deliberação do 11º Congrejufe, realizado em 2022. O objetivo da iniciativa é reforçar as discussões de gênero na categoria, ampliar o debate sobre equidade, defender direitos, a dignidade e o enfrentamento a todas as formas de discriminações vivenciadas pelas mulheres.

Nesta quinta, as painelistas serão a deputada federal Erika Kokay (PT/DF), de longo histórico de atuação pelos direitos e defesa das mulheres; Rafaela Caporal, militante feminista do Coletivo Themis- Gênero, Justiça e Direitos Humanos (organização da sociedade civil pelos direitos das mulheres, com sede em Porto Alegre); e a deputada estadual Monica Seixas (Psol/SP), destaque na luta pelos direitos das mulheres negras e povos originários. A mediação desta semana fica a cargo das coordenadoras Sandra Dias e Luciana Carneiro.

Para assistir, acesse o canal da Fenajufe no Youtube, AQUI ou a página da federação no Facebook, AQUI.

Conheça as debatedoras desta semana:

Erika Kokay

Deputada federal pelo quarto mandato consecutivo. Bancária e psicóloga, a parlamentar começou a vida polí­tica na luta contra a ditadura, nos movimentos estudantil e sindical, tendo sido a primeira presidenta do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal. Também presidiu o Partido dos Trabalhadores e a Central única dos Trabalhadores (CUT) e, por duas vezes, foi deputada distrital.
Rafaela Caporal

Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Metodista, coordenadora da área de enfrentamento às violências da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos (organização da sociedade civil com sede em Porto Alegre). Advogada especialista em gênero e sexualidade, integrante do Fórum do Aborto Legal do Rio Grande do Sul.
Monica Cristina Seixas Bonfim

Está no seu segundo mandato como deputada estadual em SP. Jornalista, ambientalista, militante do movimento feminista, tem destaque na atuação em defesa da natureza, dos povos originários e comunidades tradicionais, das mulheres e movimentos de negros e negras. Em 2018, foi eleita no primeiro mandato coletivo da história do parlamento paulista, levando ao mandato um caráter de diversidade e de prioridade na luta por justiça socioambiental.

Os próximos temas discutidos serão: Ocupação dos espaços de poder e violência polí­tica de gênerodesafios; Interrupção voluntária de gravidez (direito de optar pela maternidade ou não e escolher quando); e Dificuldades das mulheres frente à reforma trabalhista de 2016 e reforma da Previdência de 2019.

Editado por Sintrajufe/RS; fonte: Fenajufe