MOBILIZAÇÃO

Sintrajufe/RS e outras entidades convocam ato contra a reforma administrativa no dia 26 de maio, em Porto Alegre

Reunidos na tarde desta quarta-feira, 19, o Sintrajufe/RS e outras entidades que compõem o Fórum dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul definiram pela participação conjunta na mobilização nacional contra a reforma administrativa (PEC 32/2020) marcada para o dia 26 de maio. Em reunião realizada por videoconferência, os representantes de mais de dez entidades marcaram ato público unificado para as 10h do dia 26, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre.

A atividade reunirá as entidades do estado à ação nacional que tem como mote “Vacina no braço, comida no prato”. Estão confirmadas manifestações em pelo menos 11 capitais, além do Distrito Federal. O “Fora Bolsonaro” também está na pauta, medida necessária para que o país possa sair da crise sanitária e econômica em que se encontra, assim como a defesa do auxílio emergencial de R$ 600. Em Porto Alegre, o ato terá também arrecadação de alimentos para doação às pessoas em situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia.

Participaram da reunião e estarão na mobilização, além do Sintrajufe/RS, as seguintes entidades: Sindjus, Simpe, Semapi, CUT/RS, Sindsepe, Sinasefe, Sindserv/Caxias do Sul, Adufrgs, Asserlegis, Sindiserf, Abojeris. A reunião desta quarta também definiu que serão procuradas outras entidades, sindicatos representativos do funcionalismo municipal, estadual e federal, assim como do setor privado, além de centrais sindicais e movimentos.

A campanha nacional também terá ações no dia 29 de maio, ainda não definidas, mas puxadas também por entidades do movimento estudantil, como UNE, Ubes e ANPG, tendo como um dos eixos a defesa de verbas para a educação e para a manutenção das universidades federais, em risco por conta dos cortes promovidos pelo governo Bolsonaro.

Reforma administrativa pode ser votada na CCJ nesta quinta

Está marcada para esta quinta-feira, 20, nova sessão da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Na sessão, conforme o relator, deputado Darci de Matos (PSD/SC), haverá o início da discussão de seu parecer. Segundo o relator, a votação da admissibilidade da proposta acontecerá na próxima terça-feira, 25.

O governo, acuado pelas crescentes denúncias apresentadas na CPI da Covid, busca acelerar a tramitação dos ataques aos serviços públicos. Assim, com ou sem a votação desta quinta na CCJ, o momento é de ampliar a mobilização. Essa necessidade foi reforçada também na reunião ampliada da Fenajufe, realizada no último final de semana.

Participe da campanha e faça pressão sobre os parlamentares

O sindicato está realizando uma campanha junto a deputados e deputadas do Rio Grande do Sul da CCJ. Mande sua mensagem e cobre o voto contra. O Sintrajufe já recebeu mensagens de voto contrário à PEC 32/2020 das deputadas Maria do Rosário (PT), Fernanda Melchionna (Psol) e do deputado Pompeo de Mattos (PDT). O sindicato sugere o texto abaixo, mas pede também que os colegas escrevam a fim de evitar que mecanismos de filtragem de e-mails impeçam que as mensagens cheguem aos deputados e deputadas.

Caro(a) deputado(a),

Sou eleitor(a) do Rio Grande do Sul e gostaria de contar com teu voto NÃO à reforma administrativa. Parlamentar que é a favor da saúde, da educação e da justiça vota CONTRA a PEC 32!

Fernanda Melchionna (Psol)

A deputada já manifestou seu voto contrário à PEC 32/2020 em carta ao Sintrajufe/RS. Obrigado deputada Fernanda Melchionna.

Whatsapp 51 989250864

dep.fernandamelchionna@camara.leg.br