SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

ACIMA DO TETO SALARIAL

Senado pode deliberar na próxima semana sobre proposta de indenização por tempo de serviço para a magistratura e MPU

O Senado pode deliberar sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) 63/2013, que trata de Indenização por Tempo de Serviço da Magistratura e Ministério Público, na próxima semana. A informação é da Queiroz Assessoria Parlamentar, que presta assessoria ao Sintrajufe/RS, que explica que o assunto está sendo discutido no Colégio de Lí­deres.

A PEC 63 foi apresentada em 2013 pelo então senador Gim Argello (PTB-DF). Já teria havido conversas do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com objetivo de alinhar a questão, que está sendo tratada como alternativa à elevação do teto remuneratório dos ministros do STF sem implicar um efeito cascata para outras categorias.

A PEC 63/2013 propõe alteração ao art. 39 da Constituição, inserindo novo § 9º, para assegurar aos membros da magistratura e do Ministério Público o pagamento mensal de parcela indenizatória de valorização do tempo de exercí­cio calculada em 5% do subsí­dio do respectivo cargo a cada quinquênio de efetivo exercí­cio, até o máximo de 7, totalizando, assim, 35% sobre o subsí­dio. O novo § 10 assegura a contagem, para esse fim, do tempo de exercí­cio anterior em carreiras jurí­dicas , bem como na advocacia privada.

Com informações do Congresso em Foco