ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Prestação de contas do OP do interior tem prazo até dia 31; veja o rol das direções de base eleitas, que coordenam a cota do OP

O dia 31 de janeiro é o prazo final para que diretores e diretoras de base do interior enviem ao Sintrajufe/RS as prestações de contas do uso das cotas do Orçamento Participativo utilizadas em 2022.

Os recursos não utilizados no ano anterior deverão ser devolvidos à Secretaria de Administração, Finanças e Patrimônio do sindicato, ou seja, não são cumulativos de um ano para o outro. Para que as prestações de contas sejam padronizadas, devem ser realizadas a partir da planilha disponí­vel abaixo e enviadas para [email protected].

Clique AQUI para baixar a planilha.

As cidades onde há diretores e diretoras de base já podem usar as cotas do Orçamento Participativo para 2023, conforme as instruções abaixo.

Regramento geral para cota do interior

No iní­cio dos anos 2000, foi instituí­da a cota do OP para o interior do estado. Atualmente, 15% da arrecadação oriunda das mensalidades de sindicalizados e sindicalizadas em cada municí­pio do interior retorna às bases para ser aplicada em atividades coletivas.

A verba deve ser utilizada de acordo com os seguintes critérios:

1. Somente tem direito à cota do OP para o interior os municí­pios que tiverem diretor e/ou diretora de base;
  2. Os recursos podem ser solicitados e utilizados ao longo do ano. Nesse caso, a Secretaria de Administração, Finanças e Patrimônio do sindicato repassará às direções de base os valores correspondentes à cota de 15% do perí­odo já decorrido, que pode ser bimestral, trimestral ou outra periodicidade definida pelos servidores e pelas servidoras em assembleia de base;
  3. A solicitação do recurso deve ser feita pelo diretor ou diretora de base, mediante encaminhamento da ata da assembleia de base que definiu o uso do recurso, na qual deverá constar o resultado da votação das propostas de uso. Junto com a ata deve ser encaminhada lista de sindicalizados e sindicalizadas presentes. Colegas aposentados e aposentadas têm direito a participar das assembleias de base nos municí­pios onde residem para integrarem-se às ações coletivas. Nesse caso, o Sintrajufe/RS deve ser informado, para que esses colegas sejam incluí­dos no cálculo da cota;
  4. Os recursos são repassados ao diretor ou diretora de base, que ficará responsável pela prestação de contas até o final de janeiro do ano seguinte, mediante apresentação das respectivas notas fiscais. O DB também é responsável por garantir que a aplicação dos recursos seja fiel ao decidido na assembleia de base. As notas fiscais devem ser emitidas em nome do Sintrajufe/RS (CNPJ 03.506.952/0001-25);
  5. Quando os recursos forem utilizados ao longo do ano, a prestação de contas deve ser encaminhada antes da data da nova liberação de verbas. Os recursos não utilizados no ano em exercí­cio serão devolvidos à Secretaria de Administração, Finanças e Patrimônio do sindicato, ou seja, não são cumulativos de um ano para outro;
  6. Os recursos devem ser utilizados em atividades e/ou ações coletivas de servidores e servidoras, decididas na assembleia de base e que sejam executadas coletivamente, promovendo a integração da categoria. Exemplos: confraternizações, oficinas de cultura, aquisição de equipamentos e materiais para uso coletivo entre os e as colegas da unidade.

Os valores também podem ser destinados, se aprovado em assembleia de base, para doações a entidades de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social ou a entidade do movimento social que atue nessa área. Isso pode ser feito, por exemplo, mediante a compra de cestas básicas ou de materiais de necessidade para as referidas entidades.

De acordo com deliberação do Conselho Geral, à exceção de eventual sobra de valores, após utilização em um objetivo principal deliberado pelos e pelas colegas da respectiva unidade, não é permitida a compra de brindes e/ou produtos a serem presenteados/sorteados entre sindicalizados e sindicalizadas. Em nenhuma hipótese, é autorizada a divisão de valores entre sindicalizados e sindicalizadas.

O diretor ou diretora de base pode solicitar a listagem de sindicalizados e sindicalizadas da unidade pelo e-mail [email protected]. Para informações sobre os valores correspondentes à cota, o e-mail direto é [email protected].

Saiba mais sobre o OP na cartilha sobre a cota do interior, que inclui modelo de planilha para prestação de contas.

Além de Porto Alegre, 38 unidades elegeram direções de base, com mandato de 2022 a 2025

No final de 2022, foram eleitos diretores e diretoras de base do Sintrajufe, os quais, já empossados, terão mandato até 2025.

Além da cota do OP, os e as colegas são o elo do sindicato nos locais de trabalho, atuando de forma independente da Direção Colegiada e composto com esta última o Conselho Geral, a maior instância diretiva da entidade.

As direções de base representam a qualificação da organização da entidade nos locais de trabalho, assim como a cota do OP é a democratização dos recursos financeiros ao interior do Estado, instituí­do, no iní­cio dos anos 2000.

Veja abaixo a lista completa dos diretores e diretoras de base com mandato até 2025:

Eleitos/eleitas

SANTA MARIAFABRICIO DA SILVA
JUSILDA LOMBARDO PEDROLLO
SANTA ROSAFLAVIO LUIS HOFMEISTER
SANTANA DO LIVRAMENTOSANDRO MENEZES DA TRINDADE (titular)
SILVIA VALERIA VIEIRA DA LUZ LINHARES (titular)
PAULO SERGIO MAIA FERREIRA (suplente)
SANTO ANGELOCLEBER COPETTI JULIANI
URUGUAIANAWILMAR MORARI JúNIOR(titular)
MILTON VOLMIR MONTEIRO RODRIGUES (suplente)
JUSTIÇA DO TRABALHOELEITOS/ELEITAS