SINDICATO NA GRANDE PORTO ALEGRE

Em visita à Justiça do Trabalho em Gravataí­, Sintrajufe/RS conversa com colegas sobre antecipação da reposição salarial, combate à PEC 32 e outras pautas importantes para a categoria

Nessa terça-feira, 10, o Sintrajufe/RS esteve na Justiça do Trabalho de Gravataí­ para conversar com os e as colegas sobre diversas pautas importantes para a categoria. Entre os temas, a luta pela antecipação da última parcela da reposição salarial e o combate à PEC 32/2020, da reforma administrativa. O sindicato esteve representado pelo diretor Zé Oliveira.

Na visita, o dirigente esteve nas quatro varas trabalhistas da JT de Gravataí­ e também na Coordenadoria de Distribuição dos Feitos (CDF). As Justiças Federal e Eleitoral da cidade também serão visitadas na sequência.

Considerando os movimentos feitos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) no último perí­odo, a luta contra a PEC 32 tornou-se um dos centros de mobilização deste momento. Por isso, Zé Oliveira reforçou aos colegas as ameaças envolvidas na proposta e a necessidade de participação nas mobilizações convocadas pelos sindicatos e pelas centrais. Ao mesmo tempo, a defesa da antecipação da última parcela da reposição salarial da categoria, de 2025 para 2024, foi reafirmada como pauta fundamental para que se construa a luta pela recuperação de todas as perdas acumuladas no último perí­odo.

Direção de base e sindicalização

Também foi reforçada, nas conversas, a importância de que a Justiça do Trabalho de Gravataí­ participe da eleição para Direção de Base, com a inscrição de algum ou alguma colega para ser o elo do sindicato com o local de trabalho. Ainda, o diretor lembrou que somente unidades com direções de base recebem o repasse do Orçamento Participativo para a realização de atividades de integração nas áreas de lazer e cultura. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro, pelo e-mail [email protected].

Os e as colegas que ainda não se filiaram ao Sintrajufe/RS foram convidados a fazê-lo, e especialmente os que ingressaram recentemente foram informados sobre a importância da sindicalização para fortalecer a entidade e as lutas da categoria, recebendo um kit com um brinde e outras informações. Para sindicalizar-se ao Sintrajufe/RS, clique AQUI e siga as instruções.

Carreira e nova Presidência no TRT4

Outro tema sobre o qual trataram as conversas foi a eleição da nova administração do TRT4, que a partir de dezembro estará sob a Presidência do desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa. Conforme noticiado pelo Sintrajufe/RS, o novo presidente conversou com o sindicato antes da eleição e sinalizou com a possibilidade de submeter a escolha da Direção-Geral à votação de servidores e servidoras, como resposta à demanda da entidade por maior participação da categoria.

Por fim, foi conversado com os e as colegas sobre questões de carreira, como o fosso salarial existente entre os cargos e o debate sobre a carreira que será realizado na próxima Plenária da Fenajufe, no final de novembro.