SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

SINDICATO NA ESTRADA

Sintrajufe/RS visita colegas em Gravataí e Cachoeirinha e conversa sobre antecipação da reposição salarial, combate à PEC 32 e outras pautas importantes para a categoria

Na tarde do dia 31 de outubro, o Sintrajufe/RS esteve em Gravataí e em Cachoeirinha para conversar com os e as colegas sobre diversas pautas importantes para a categoria. A diretora Arlene Barcellos e o diretor Zé Oliveira representaram a entidade.

As visitas foram na Justiça Eleitoral de Gravataí e na Justiça do Trabalho de Cachoeirinha. Recentemente, o sindicato esteve também na Justiça do Trabalho de Gravataí (veja AQUI).

Uma das pautas tratadas foi a luta pela antecipação da última parcela da reposição salarial da categoria, de 2025 para 2024. O tema foi reafirmado como pauta fundamental para que se construa a luta pela recuperação de todas as perdas acumuladas no último período.


Também foi tratada da necessidade de derrotar definitivamente a proposta de emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vem se movimentando para reavivar a proposta, derrotada nas eleições do ano passado. Embora diversos integrantes do governo – inclusive o próprio presidente Lula (PT) – já tenham se posicionado contra a PEC 32, é fundamental que os servidores e as servidoras continuem atentos às tentativas de Lira e de diversos líderes parlamentares que buscam impor sua pauta ao país, apontando para a destruição dos serviços públicos.

Por fim, foi conversado com os e as colegas sobre questões de carreira, como o fosso salarial existente entre os cargos e o debate sobre a carreira que será realizado na próxima Plenária da Fenajufe, no final de novembro.