SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

REFORMA ADMINISTRATIVA

Pressão de Lira pode retirar PEC 32/20 da CCJ e levar proposta diretamente ao plenário

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pressiona para que as audiências sobre a reforma administrativa (PEC 32/20) não ocorram na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele pretende que a proposta seja levada diretamente ao plenário. Segundo Lira, como haverá comissão especial, não seriam necessárias as audiências.

Por outro lado, a presidente da CCJ, deputada Bia Kicis (PSL-DF), e o relator da PEC 32/20, deputado Darci de Matos (PSD-SC), defendem, por enquanto, a realização de sete audiências públicas sobre o tem, entre 26 de abril e 14 de maio. A oposição tem feito uma forte obstrução aos trabalhos na comissão e luta para aumentar esse número, totalizando 11 audências.

Em entrevista nesta quinta-feira, 22, Matos afirmou que, como o artigo 202 do Regimento Interno determina que a PEC pode ficar só cinco sessões ordinárias na CCJ, e o prazo foi esgotado, existe a possibilidade de Lira levar a proposta diretamente para o plenário. O relator disse que uma nova reunião hoje definirá a tramitação da PEC na comissão. Caso não haja acordo, a intenção é seguir a manobra do presidente da Casa.

Pressão na CCJ

A Fenajufe orienta pressão máxima sobre os membros da comissão. Pressione com mensagens no e-mail, nas redes sociais e Whatsapp:

Acesse AQUI a lista com as redes sociais dos membros da CCJ
Acesse AQUI a lista com a posição dos deputados sobre a PEC 32 e lista de e-mails
Acesse AQUI o Na Pressão e envie mensagens no Whatsapp dos deputados

Petição online

Reforçando a mobilização contra a reforma administrativa, a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, integrada pelo Sintrajufe/RS, divulgou petição pública colhendo assinaturas. O documento é endereçado ao presidente da Câmara, Arthur Lira. Para assinar a petição online, acesse AQUI.

Tramitação

De acordo com o calendário encaminhado pela presidente da CCJ, a primeira audiência pública acontecerá na próxima segunda-feira, 26, com a participação do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade; com especialistas e entidades indicadas pelos partidos polí­ticos.

Para as audiências futuras, os parlamentares encaminharão as indicações das entidades que serão convidadas.

Por fim, será realizada uma audiência com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Calendário de realização das audiências

“ 26/4 (segunda-feira)
“ 29/4 (quinta-feira)
“ 30/4 (sexta-feira)
“ 3/5 (segunda-feira)
“ 7/5 (sexta-feira)
“ 10/5 (segunda-feira)
“ 14/5 (sexta-feira)

Sintrajufe/RS convoca assembleia geral para quarta-feira, 28

Na próxima quarta-feira, 28, o Sintrajufe/RS realiza assembleia geral dos servidores e das servidoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul. A assembleia será às 19h, no formato online pela plataforma Zoom. O link será divulgado na próxima semana.

Na assembleia, estará em pauta a luta contra a PEC 32/2020, entre outros pontos.

Com informações da Fenajufe