SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS discute propostas para o mês de março e define a prioridade por ações conjuntas com demais movimentos

Na última reunião do Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS (Numas), realizada na quinta-feira, 13, as colegas deram continuidade à preparação das atividades que serão realizadas durante o mês de março, em diálogo com os atos do dia 8, Dia Internacional da Mulher.

A participação do Sintrajufe/RS nas manifestações do dia 8, na Orla, em Porto Alegre, na caminhada do dia 9 e demais atividades do mês marcam o compromisso do Núcleo e do Sintrajufe/RS com a luta de todas as mulheres e mobilizam, também, para a paralisação do dia 18 de março, em defesa dos serviços públicos.

Importantes bandeiras serão defendidas nas manifestações desse mês, como a Campanha pela Vida das Mulheres e Contra as Violências de Gênero, pauta fundamental do debate feminista. O ato também contará com manifestações em defesa do emprego, da saúde, da educação e da aposentadoria, lutas que impactam a vida de todas as brasileiras e brasileiros e dialogam diretamente com a pauta prioritária da categoria em tempos de combate à reforma administrativa, que visa destruir serviços e servidores públicos.

A forte oposição das mulheres aos governos de Jair Bolsonaro (sem partido), Eduardo Leite (PSDB) e Nelson Marchezan (PSDB) também estará em destaque nas ações conjuntas preparadas para o período que vai de 8 a 14 de março para o movimento feminista e se estendem em ações por todo o mês nos órgãos do Judiciário Federal, através dos Comitês e Comissões de Equidade, também com participação e apoio do Sintrajufe/RS.

O Numas e a direção do sindicato voltará a reunir para definir as demais atividades do Março de Lutas das Mulheres, propostos pela direção da entidade (como Seminário e Curso de Formação para Mulheres e as atividades da 1ª Jornada Feminista Intersindical, ainda em debate, através de uma ampla rede intersindical que já reúne 7 sindicatos, com o objetivo de fortalecer e unificar a construção de ações e lutas das mulheres nas nossas entidades de representação de classe e a interiorização das ações destas entidades.

Uma das atividades já agendadas no Sintrajufe/RS é o debate sobre “Violência de Gênero no Ambiente de Trabalho”. Ele será realizado no dia 11 de março, às 15h, e contará com especialistas e dirigentes sindicais (com recorte de raça, orientação sexual e PCDs) sendo transmitido ao vivo e podendo ser acompanhada pelas redes sociais na capital e no interior do estado e colocará no foco do debate as questões do assédio moral e sexual e as dificuldades de ascensão das mulheres nos espaços de decisão e poder das instituições.

As demais atividades do Março de Lutas das Mulheres, serão divulgadas pelos meios de comunicação do Sintrajufe/RS, assim que finalizada a programação com os sindicatos parceiros da Jornada Feminista Intersindical e com os órgãos do PJU/MPU. Aguarde!