Conforme anunciado na última terça-feira, 25, a Justiça do Trabalho autorizou o provimento de 300 cargos vagos em tribunais e varas ao redor do país. O TRT4, do Rio Grande do Sul, porém, ficou de fora da lista, assim como outros três tribunais.
Notícias Relacionadas
Esses 300 cargos já estavam previstos na Lei Orçamentária de 2026. A autorização foi anunciada pelo ministro Vieira de Mello Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), durante a 6ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).
O TRT4 tem, atualmente, 412 cargos vagos. Mesmo assim, não foi contemplado. A distribuição levou em conta as variáveis Carga de Trabalho Líquida (KTL) e Força de Trabalho de Servidores na Área Judiciária FTSJud, conceitos definidos nos termos da Resolução CNJ n.º 76/2009. Além do TRT4, ficaram de fora os tribunais da 1ª, da 7ª e da 10ª regiões.
O Sintrajufe/RS vem cobrando reiteradamente o preenchimento, por meio de concursos, de todos os cargos vagos. Inclusive na terça-feira, 25, o tema foi tratado em reunião com a administração do TRT4.
Ao mesmo tempo, o sindicato mantém diálogo com os aprovados e aprovadas que aguardam nomeação. A redução de pessoal tem gerado sobrecarga e adoecimento para os servidores e servidoras que seguem no órgão, e o problema pode ser agravado no próximo período com a previsão de grande quantidade de aposentadorias, além dos muitos colegas que estão em abono permanência e podem desfalcar ainda mais o quadro.
Conselho Geral do Sintrajufe/RS ocorre em Santa Maria neste sábado
No sábado, 29, o Sintrajufe/RS realiza, em Santa Maria, a primeira reunião do Conselho Geral do sindicato no interior do estado. A pauta será a seguinte:
– Reestruturação da carreira;
– Derrubada dos vetos 45/2025 e 17/2026 (referentes à reposição salarial do Judiciário Federal e do MPU nos anos de 2027 e 2028)
– Calendário da Fenajufe, em especial avaliação da mobilização do dia 13 de agosto e as próximas atividades
– Luta pela aprovação do PL 1893/2026 (regulamentação da Convenção 151 da OIT/negociação coletiva)
– Informes gerais.
Santa Maria será a primeira cidade do interior a receber uma reunião do Conselho Geral. O sindicato pretende estender essa experiência a cidades de outras regiões, promovendo a integração e fortalecendo ainda mais a entidade junto à base para as necessárias mobilizações. Veja AQUI as informações completas.














