SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

MÊS DE LUTA DAS MULHERES

No Mês de Luta das Mulheres, Sintrajufe/RS promoveu uma intensa programação, com debates e cultura

O mês de março foi marcado por uma intensa programação do Sintrajufe/RS relacionada às lutas das mulheres. O sindicato, juntamente com Sindipetro/RS, Sindiágua/RS, Semapi/RS e Sindbancários/POA, promoveu a segunda edição da Jornada Feminista Plurissindical, com diversas atividades abordando o mundo do trabalho, direitos e cultura. No final do mês, o Sintrajufe/RS fez o sorteio do livro “Mulheres” entre sindicalizadas.

Ainda em fevereiro, como parte das ações do Mês de Luta das Mulheres, o sindicato sorteou vagas entre sindicalizadas para o curso “Aperfeiçoamento em Filosofia Feminista”, com aulas de março a novembro.

As atividades da Jornada Feminista Plurissindical tiveram início com o programa “Papo direto online – Especial Mulheres”, do Sindipetro/RS, que foi ao ar em quatro edições durante o mês, retransmitidas pelo Sintrajufe/RS. No dia 11, foi a vez do debate promovido pelo Semapi/RS “Vivências de mulheres na extensão rural”, com a extensionista rural Luana Alves, a extensionista rural agropecuária Cecília Bernardi e a assistente social Lúcia Bohn Constantinopoulos. No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, o sindicato retransmitiu a palestra “Violências de gênero”, com a professora Jane Felipe, uma promoção da escola As Pensadoras.

O Sintrajufe/RS participou da organização do 8 de Março Estadual. Foram feitas várias ações, como passagem de carro de som e colocação de faixas e cartazes em Porto Alegre e cidades do interior, com frases reforçando lutas por mais políticas públicas para atendimento de mães e crianças, em defesa dos serviços públicos, pela vida das mulheres, da juventude, de negros e negras, contra a reforma administrativa, em defesa do SUS, da vacina para todas e todos, auxílio emergencial de R$ 600,00, pela revogação da Lei da Alienação Parental, entre outras pautas.

Assédio e violência contra as mulheres foram tema de lives do Sintrajufe/RS

O Sintrajufe/RS promoveu lives com temas que, infelizmente, fazem parte do dia a dia de várias mulheres: assédio e violência. No dia 17, o sindicato realizou a live “Assédio Moral e Sexual no Judiciário Federal e MPU: Precisamos falar sobre isso!” (https://sintrajufe.org.br/ultimas-noticias-detalhe/em-live-do-sintrajufe-rs-especialistas-debatem-formas-de-enfrentamento-ao-assedio-moral-e-sexual/), com a psicóloga Vanessa Aquino Garcia, a médica do trabalho Adriana Skamvetsakis e a advogada Rubia Abs da Cruz. Elas abordaram as várias formas de assédio sob diferentes prismas e apontaram caminhos para seu enfrentamento.

No dia 24, foi ao ar a live “Violências contra as mulheres: Não se cale! Denuncie!”, do Sintrajufe/RS. Participaram a advogada e mestre em Sociologia Luana Pereira da Costa, a multiartista Deborah Finocchiaro e a psicóloga e comissária de polícia Suzana Braun. Elas falaram sobre os tipos de violência (sexual, física, psicológica, patrimonial e moral), o aumento de feminicídios e denúncias de violências contra a mulher na pandemia, a arte como uma das formas de se construir um mundo mais digno, a necessidade de escuta, acolhimento e denúncia.

Sarau e sorteio de livro encerram as atividades

O calendário de atividades do Mês de Luta das Mulheres se encerrou com o “Sarau cultural – Arte e mulheres”, uma atividade online que reuniu música, dança e poesia. Apresentaram-se a dançarina Sara Oliveira; a pedagoga Alice Guarani, com leitura de poesia; e Marietti Fialho e banda.

Um dia antes, o Sintrajufe/RS fez o sorteio do livro “Mulheres: retratos de respeito, amor próprio, direitos e dignidade”, da ilustradora Carol Rossetti. As inscrições foram feitas por formulário online durante o mês de março, e o sorteio seguiu critérios a fim de contemplar sindicalizadas negras, do interior, aposentadas e com deficiência.

Veja as sindicalizadas ganhadoras:

Aretha de Azevedo Claudiano dos Santos
Camila Thomaz Telles
Carmen Lúcia Severo Gonçalves
Daniela Cristina Silva da Silva
Daniele das Neves Alves
Denise Rosane Elias
Eledir T Martins
Lourdes Helena de Jesus da Rosa
Luiza Secco
Maristela Cotta de Mello Canary
Rejane Sacco Dos Anjos
Sinara de Souza Machado
Teresa Ferreira Haase
Teresinha Salete dos Santos Santos
Vera Lucia Mirales