AGROECOLOGIA

Nesta sexta-feira, Sintrajufe/RS retransmite live de lançamento do Dossiê contra o Pacote de Veneno e em Defesa da Vida em Porto Alegre

Nesta sexta-feira, 12, às 19h, o Sintrajufe/RS fará a retransmissão, na página no Facebook da atividade de lançamento do Dossiê contra o Pacote de Veneno e em Defesa da Vida em Porto Alegre. O evento será em formato hí­brido, pois haverá transmissão virtual, mas 30 pessoas convidadas poderão assistir presencialmente, na sede do Armazém do Campo (bairro Cidade Baixa); a limitação de público se dá em função das restrições impostas pela Covid-19.

Participarão da live o engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, que também é um dos organizadores do dossiê, e álvaro Delatorre, engenheiro agrônomo, vinculado à cooperativa central da reforma agrária, que faz um trabalho de certificação de produtos orgânicos e que também coordena a campanha do plantio de árvores que o MST vem desenvolvendo. Durante o evento, será mostrado o depoimento de uma agricultora que foi atingida pelo uso de agrotóxicos lançado por avião na região metropolitana de Porto Alegre, em especial nos municí­pios de Nova Santa Rita e Eldorado do Sul.

Na live desta sexta, será abordada a produção de alimentos e a utilização do agrotóxico pelo agronegócio na produção de larga escala e também a produção de alimentos com foco na alimentação saudável e na diversidade, a partir da economia familiar de pequenos proprietários e os assentamentos da reforma agrária.

Sobre o Dossiê

O Dossiê contra o Pacote de Veneno e em Defesa da Vida reúne vários artigos, textos de pesquisadores e estudiosos na área de agrotóxicos sobre o uso de veneno na agricultura e é uma sistematização do quem vem sendo discutido nacionalmente sobre o assunto. Os lançamentos em várias cidades do paí­s propiciam a realização de atividades de mobilização e debates com a sociedade sobre o uso do agrotóxico no campo. Em Porto Alegre, pode ser adquirido no Armazém do Campo (Rua José do Patrocí­nio, 888, Cidade Baixa).