NÃO ÀS PRIVATIZAÇÕES

Lula diz que governo irá brigar para retomar controle da Eletrobras; no RS, metroviários defendem retirada da Trensurb da lista de privatizações

O presidente Lula (PT) voltou a criticar, nesta quinta-feira, 11, a privatização da Eletrobras. O presidente disse que o governo irá atuar para retomar o controle da companhia e garantiu que estatais, como a Petrobras e os Correios, não serão mais vendidas.

As declarações foram dadas no lançamento das plenárias estaduais do Plano Plurianual Participativo, em Salvador (BA). Na ocasião, o petista classificou o modelo de privatização da Eletrobras como uma sacanagem : A Eletrobras foi privatizada, me parece, por R$ 36 milhões. Para que o governo queria o dinheiro? Para levar para o Tesouro para pagar juro da dí­vida interna dele. Ou seja, vendeu uma estatal para pagar juros. Hoje nós não temos estatal e ainda estamos devendo muito , afirmou o presidente.

Na semana passada, a Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra trechos da privatização da companhia, na busca de igualar o poder de voto do Estado à sua participação acionária: Agora, veja a sacanagem. (¦) O governo tem 43% das ações da Eletrobras, mas no Conselho só tem direito a 1 voto. Os nossos 40 [por cento] só vale 1 [voto]. Quem tem 3% tem o mesmo direito do governo. Entramos na Justiça para que o governo tenha a quantidade de votos para a quantidade de ações que ele tem , explicou Lula, e acrescentou: A segunda sacanagem que fizeram é a seguinte: se o governo quiser comprar de volta a Eletrobras e tiver um cara qualquer que ofereça R$ 30 bilhões (¦) O governo brasileiro, para comprar, tem que pagar três vezes a oferta que foi feita pelo setor privado. Ou seja, é a sacanagem para tentar evitar que o governo volte a ser responsável por cuidar da energia que o povo tanto precisa .

O presidente afirmou que o governo está analisando como retomar o controle sobre a companhia. Estamos vendo como vamos fazer, porque eles venderam a Eletrobras dizendo que ela era mal gerenciada e que iam moralizar. Sabe o que aconteceu? Os diretores da Eletrobras aumentaram seu salário de R$ 60 mil para R$ 360 milisso porque iam ˜moralizar™. O conselheiro, o governo não pode indicar nenhum, porque o Conselho é indicado em uma chapa. Como o governo não participa da direção, não pode participar. E eles querem que a gente fique quieto. Nós não vamos ficar quietos. Vamos brigar muito por isso . Lula ainda voltou a garantir que o governo não irá adiante com a privatização de outras estatais. Nós não vamos vender mais nada da Petrobras, o Correio não será vendido, vamos tentar fazer com que a Petrobras possa ter a gasolina mais barato, o óleo diesel mais barato , disse.

No RS, metroviários defendem retirada da Trensurb da lista de privatizações

Na última segunda-feira, 8, os trabalhadores e as trabalhadoras da Trensurb realizaram uma paralisação de 24 horas, tendo como principal pauta a retirada da empresa da lista de privatizações na qual foi incluí­da por Jair Bolsonaro (PL). Em abril, o governo Lula (PT) já retirou sete estatais da lista, inclusive os Correios. Lula afirmou que não irá privatizar nenhuma empresa estatal em seu mandato.