ELEIÇÕES

Fenajufe participa de audiência pública sobre segurança do processo eleitoral e violência polí­tica

Nessa terça-feira, 30, a Fenajufe participou de debate sobre a segurança nas eleições e o sistema eleitoral brasileiro na Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados. O Sintrajufe/RS, representado pela diretora Arlene Barcellos, acompanhou o evento.

O coordenador Manoel Gérson representou a Fenajufe, que participou do debate a convite do deputado Pedro Uczai (PT-SC). Para Gérson, essa foi mais uma importante atividade em defesa das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e da democracia que a Fenajufe e diversas entidades do mundo jurí­dico, sindical, social e religioso, participam. Segundo ele, o clima de violência polí­tica ronda nosso trabalho, nossa integridade e também o espaço democrático, merecendo repúdio e medidas concretas de garantia de segurança para trabalhar e para exercer a cidadania .

Assista na í­ntegra a participação da Fenajufe:

Além da Fenajufe, outras organizações integrantes da Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, como Associação Brasileira de Juristas pela DemocraciaABJD, Associação de Juí­zes para a DemocraciaAJD, Coletivo Mulheres Defensoras Públicas do Brasil, participaram do evento. O ponto em comum foi a defesa da democracia, o direito ao livre exercí­cio do voto e de eleições tranquilas.

O tema tem gerado muita preocupação, principalmente para servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, que se sentem inseguros para o desempenho de suas funções diante do clima hostil gerado pelos constantes ataques.

A audiência pública tirou como encaminhamento a construção de um documento a ser entregue ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, nos moldes do que a Fenajufe aprovou no Encontro Nacional das Servidoras e Servidores da Justiça Eleitoral (Eneje), cobrando ações que possam garantir o pleno exercí­cio da cidadania de brasileiras e brasileiras nas eleições gerais 2022.

Na última semana, a federação se reuniu com o diretor-geral do (TSE), Rui Moreira, para tratar desse tema entre outros pontos. Os dirigentes cobraram ações efetivas do tribunal que possam garantir segurança não apenas para trabalhadoras e trabalhadores como também todos os envolvidos no processo eleitoral, como mesários e eleitores.

Na ocasião, a coordenadora da Fenajufe Fernanda Lauria e o coordenador e diretor do Sintrajufe/RS Edson Borowski reforçaram apelo para que o TSE apresente soluções normativas para suspensão do porte de armas de fogo nos dias de eleição e proibição da venda de bebidas alcoólicas.

Fonte: Fenajufe