VALORIZAÇÃO DA JT

Fenajufe apresenta contribuições ao GT que busca fortalecimento da Justiça do Trabalho

A Fenajufe participou, na segunda-feira,15, da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado para realizar estudos e de propor ações, projetos e polí­ticas institucionais voltadas à valorização e ao fortalecimento institucional da Justiça do Trabalho. Na reunião, foram ouvidas as entidades colaboradoras.

Representando a federação, o coordenador José Aristeia Pereira falou sobre as grandes mobilizações realizadas em defesa da Justiça do Trabalho, no iní­cio do governo Bolsonaro. À época, o próprio Jair Bolsonaro (PL) declarou, publicamente, ser favorável à extinção da JT, o que originou uma onda de protestos que obrigou o governo a recuar. Na sequência, foram apresentadas as propostas para avaliação do GT, com as quais a Fenajufe pretende contribuir para que o debate seja aprofundado, com o fortalecimento da Justiça do Trabalho.

• Rejeição de quaisquer propostas de emenda à Constituição que promovam a extinção do sistema de justiça laboral;
  • Revisão da reforma trabalhista (lei 13.467/2017) e da reforma previdenciária (EC 103/2019);
  • Rejeição das propostas do Gaet, o grupo de Altos Estudos do Trabalho composto por juristas alinhados às polí­ticas de flexibilização governamentais, com vistas a discutir novas reformas à legislação trabalhista e sindical para ir além dos ataques já efetuados;
  • Fortalecimento do Ministério do Trabalho e da inspeção do trabalho;
  • Revogação das emendas constitucionais 95/2016 (teto de gastos) e 109/2021 (conhecida como PEC Emergencial);
  • Rejeição da emenda constitucional 32/2020, a reforma administrativa e
  • Valorização das carreiras e servidores e servidoras do Poder Judiciário.

Além da Fenajufe estiveram presentes Lydiane Machado, vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT); Otávio Pinto e Silva, presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) e Luiz Colussi, presidente da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do juiz auxiliar da Presidência do TST, Luciano Athayde Chaves. Ainda pelo GT, estavam presentes Rogério Neiva Pinheiro, juiz auxiliar da Presidência do CSJT; Firmo Ferreira Leal Neto, juiz auxiliar da Presidência do CSJT; Carolina da Silva Ferreira, secretária-geral do CSJT; e o desembargador Marcelo Mancilha, presidente do TRT-17 e do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor), entre outros.

Fonte: Fenajufe