SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

JORNADA FEMINISTA PLURISSINDICAL

Espetáculo sobre saúde feminina abre as atividades do Mês de Luta das Mulheres no Sintrajufe/RS

Na sexta-feira, 3, teve início a programação da 4ª Jornada Feminista Plurissindical, com a palestra espetáculo “Menopausa sem vergonha”, que busca trazer informações e gerar reflexões sobre a saúde da mulher. A atividade ocorreu no Salão Multicultural Alê Junqueira, na sede do sindicato, e contou com a presença de colegas da categoria e dos sindicatos parceiros, além de funcionários e funcionárias da entidade.

“Menopausa sem vergonha” é uma realização de Márcia Selister, educadora física, professora de yoga e palestrante, com produção de Cecilia Daudt e a orientação cênica de Adriane Azevedo. Utilizando a linguagem do teatro, ela busca tornar mais fácil a compreensão e a memorização sobre menopausa, um conteúdo cheio de tabus e ainda pouco falado. Além disso, de forma lúdica, são passadas informações sobre os ciclos femininos e o envelhecimento ativo.

Durante a apresentação, pessoas da plateia tiveram um espaço para falar sobre suas experiências. Foi um momento de troca e autoconhecimento.

Conforme as criadoras do projeto, a falta de informações sobre o tema gera angústia, depressão e outros fatores diretamente relacionados à saúde mental, física e emocional das mulheres e, consequentemente, de seus pares, familiares, amigos e colegas de trabalho. O teatro, enquanto arte, humaniza e aproxima, facilitando a comunicação e o aprendizado. A abordagem de forma criativa e acolhedora propõe também a desmitificação do tema.

Entre os objetivos do projeto, elas destacam a valorização da expressão artística teatral como ferramenta para transmissão de conceitos, ideias, valores e informações preciosas para a vida, valorizar o envelhecimento demonstrando as características positivas de cada etapa da vida, auxiliar na minimização da violência doméstica e incompreensão da fase do climatério e menopausa e prevenir a depressão, desânimo e doenças decorrentes da falta de informação.


Público fala sobre a experiência de assistir ao espetáculo

Depois da apresentação, algumas das espectadoras e espectadores falaram sobre suas impressões a respeito de “Menopausa sem vergonha”. Confira abaixo.

“É um espetáculo de muita sensibilidade e motivador de reflexões. Trata com leveza, graça e, ao mesmo tempo, seriedade, a complexidade do universo feminino nessa fase da vida.”
(Maria Cristina Campos, aposentada TRF4)
“O espetáculo emociona muito, pois traz sentimentos comuns a todas nós.”
(Camila Telles, diretora do Sintrajufe/RS)
“O espetáculo traz informação e identificação, mostrando que não estamos sozinhas e, muito menos, enlouquecendo nesse período da vida que para nós, mulheres, é inevitável.”
(Cristiane Silva, ex-diretora do Semapi)
“Me reconhecer em muitas cenas foi consolador, aumentando a confiança para trazer esse assunto em diálogos com outras mulheres.”
(Márcia Coelho, diretora do Sintrajufe/RS)
“Traz um alívio de encontrar muitas histórias que nos remetem a nossa própria trajetória e deixa a vida com mais brilho e mais alegria.”
(Denise Elias, diretora do Sintrajufe/RS)
“O espetáculo foi sensacional! Eu revivi várias situações que aconteceram durante minha vida até aqui. A participação das pessoas com seus depoimentos foi maravilhosa!”
(Nilza Ortmeier, aposentada TRT4)
“O conhecimento dos ciclos da mulher por parte dos homens diminui a violência dentro dos relacionamentos.”
(Luis Carlos Rubina Thomaz, publicitário)
“Impactante. Revela o silêncio entre nós mesmas sobre o tema. Abre uma fresta para espiar um tabu.”
(Lourdes Helena de Jesus Rosa, aposentada TRF4)
“Foi um momento de muita troca, com informações sobre um tema tabu que afeta, e muito, nossos corpos e influencia sobremaneira nossas relações em família e no trabalho.”
(Arlene Barcellos, diretora do Sintrajufe/RS)

“Simplesmente espetacular, esclarecedor e muito, mas muito acolhedora a maneira como ela se dirige à plateia.”
(Elisia Rodrigues, diretora do Semapi)
“O espetáculo apresenta um pouco do nosso universo feminino, trazendo reflexões sobre o quanto somos parecidas e, ao mesmo tempo, diferentes e que não estamos sós!”
(Fabrine Paolin, funcionária do Sintrajufe/RS)
“A importância da peça é colocar luz nesse momento tão importante da vida das mulheres, que é inclusive invisibilizado na sociedade.”
(Cristina Viana, diretora do Sintrajufe/RS)
“Momento ímpar para nos entendermos melhor, reforçar novamente a importância da sororidade, partilha coletiva e nos vermos um pouco em cada uma das mulheres que nos cercam.”
(Luciana Lauermann, funcionária do Sintrajufe/RS)
“Foi um evento em que entrei como militante e saí como mulher! Acolhida, respeitada, compreendida! Levei meu companheiro, e ouvir o que ouvimos, acerca das cobranças sobre a mulher e suas transformações, é impagável!”
(Cristina Lemos, diretora do Sintrajufe/RS)

A atividade teve entrada gratuita, com ingresso solidário, voluntário, de absorventes higiênicos. Os itens arrecadados serão encaminhados para doação.

Sobre a Jornada Feminista Plurissindical

Desde 2020, o Sintrajufe/RS e entidades parceiras promovem, em março e ao longo do ano, Mês de Lutas das Mulheres, a Jornada Feminista Plurissindical. Neste ano, em sua quarta edição, serão diversas atividades, tratando de temas como saúde, combate ao assédio, serviços públicos (direito à água) e cultura. A Jornada é organizada pelas dirigentes dos seguintes sindicatos: Sintrajufe/RS, Sindipetro/RS, Sindiágua/RS, Semapi/RS, SindBancários/POA, Fetrafi e Sindicato dos Bancários do Litoral Norte.

Programação da 4ª Jornada Feminista Plurissindical

3, 10, 17, 24 e 31/3, sextas-feiras, às 17h30 (virtual) – Papo Direto Online: Nunca mais sem nós. Organização: Sindipetro/RS
3/3, sexta-feira, às 19h30 (presencial) – Palestra espetáculo: Menopausa sem vergonha, com Márcia Selister. Local: Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660, Menino Deus, Porto Alegre/RS). Ingresso solidário (voluntário): absorventes higiênicos para doação
8/3 – quarta-feira, às 9h (presencial) – Lançamento atividade de formação – Assédio à mulher trabalhadora: construindo ambientes de trabalho seguro. Local: Sede do Semapi (Rua Alexandrino de Alencar, 83, Bairro Azenha, Porto Alegre/RS)
8/3 – quarta-feira (presencial) – Atividades durante o dia todo, em horários e local a serem informados. No final da tarde, Marcha das Mulheres em Porto Alegre
10/3, sexta-feira, às 20h (presencial) – Palestra espetáculo: Menopausa Sem Vergonha, com Márcia Selister. Local: Sindicato dos Bancários do Litoral Norte, Rua Barão do Rio Branco, 001, Osório/RS. Ingresso solidário (voluntário): absorventes higiênicos para doação
16/3, quinta-feira, às 19h (virtual) – Roda de conversa: Como a privatização do saneamento pode afetar a vida das mulheres. Organização: Sindiágua/RS
18/3, sábado, (presencial) – Feiras, palestras e atividades culturais. Local e horário a definir. Organização: Sindbancários POA
26/3, domingo, às 15h (presencial) – 3º Encontro de Mulheres Feministas do Litoral Norte. Local: Biboca Diagonal (Rua Mariluz, 245 Balneário Pinhal/RS). Organização: Feministas LN. Apoio: Sindibancários Litoral Norte
31/3, sexta-feira, às 20h (presencial) – Show musical com Marietti Fialho. Local: Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660, Menino Deus, Porto Alegre/RS)