CRUELDADE BOLSONARISTA

Em Santa Maria, Sintrajufe/RS apoia protesto da comunidade da UFSM após declarações de Bibo Nunes (PL/RS) de que estudantes deveriam morrer queimados

Na manhã desta segunda-feira, 24, o Sintrajufe/RS esteve em Santa Maria para dar apoio a um protesto de estudantes, servidores e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) após declarações estarrecedoras do deputado bolsonarista Bibo Nunes (PL-RS). A manifestação reuniu centenas de pessoas em frente ao restaurante universitário da UFSM.

Em uma transmissão na internet na última quinta-feira, 20, Bibo Nunes, que não foi reeleito para o parlamento, criticou os alunos e alunas da UFSM que protestaram contra o corte de verbas nas instituições de ensino superior, promovidas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Esses cortes estão praticamente inviabilizando o funcionamento das instituições. Entre outras ofensas, o deputado chama os estudantes de parasitas e afirma que são a vergonha, a escória do mundo, vocês têm que viver no lixo, no esgoto, porque vocês produzem nada, vocês são uns coitados, uns miseráveis e que pegam dinheiro do papai e da mamãe para comprar drogas de traficantes. Ele afirma que os universitários são ricos e que Ser rico não é problema, agora ser rico e não ter noção como esses daí­ é o filme ˜Tropa de Elite™. Olha o filme um, sabe o que aconteceu? Pegaram aqueles coitadinhos, riquinhos, e queimaram vivos dentro de pneus. E é isso que esses estudantes alienados, filhos de papai que têm grana, merecem .

O diretor Marcelo Carlini representou o Sintrajufe/RS e a CUT/RS na atividade. Em sua fala durante a manifestação, o dirigente apontou que a crueldade do Bibo Nunes em falar que jovens de Santa Maria têm que morrer queimados não é diferente da crueldade do Jair Bolsonaro com 680 mil mortos da covid. A crueldade do Bibo Nunes não é diferente da crueldade do Jair Bolsonaro com os 33 milhões de brasileiros e brasileiras que passam fome. Eles falam o que pensam e o que eles pensam choca todo o povo brasileiro .

Presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), Ací­sio Pereira denuncia que o ataque de Bibo Nunes se articula com tudo o que a universidade vem sofrendo, como os cortes orçamentários que nos deixam em uma situação praticamente inviável. Isso é uma obra do governo fascista bolsonarista e da sua corja, que se replica no ambiente local. Por isso, nós repudiamos essa postura fascista, essa postura de eliminação da universidade pública, gratuita, de qualidade e comprometida socialmente. Defendemos a UFSM, defendemos os nossos alunos e alunas na luta contra o fascismo , completou.

O coordenador-geral do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFSM, Luiz Boneti, lembra que não é a primeira declaração nesse sentido por parte do bolsonarismo. Além dos diversos ataques e cortes nas universidades, há casos constantes que mancham a imagem do Ministério da Educação, com cortes, contingenciamentos, fraudes e corrupção. O ˜bolsolão™ está cada vez mais forte, estamos vendo isso nas eleições. E essas declarações que atacam as nossas universidades já vinham desde 2019, quando um dos principais aliados do Bolsonaro, Luciano Hang, dono da Havan, teve a capacidade de chegar em Santa Maria e falar que os estudantes eram zumbis, eram vagabundos. Essa declaração do Bibo Nunes é mais uma prova de que, para o bolsonarismo, as universidades não servem pra nada, são lugares que devem ser destruí­dos. Os cortes mostram essa realidade. Não vamos aceitar esse desrespeito com os milhares de estudantes que estão aqui hoje e que já passaram pela universidade .

Representante da Associação de Pós-Graduandos da UFSM (APG), Jéssica Erd destaca que Bibo Nunes é um parlamentar alinhado às polí­ticas do Bolsonaro, que têm tido efeitos desastrosos para a pós-gradução no Brasil. Só na UFSM, nós perdemos mais de duzentas bolsas, o que precariza a pesquisa, precariza a ciência. Nós sabemos que não há um paí­s com soberania nacional sem investimento em ciência, em pesquisa, em educação .

Como destaca Loiva Chancis, coordenadora da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (Assufsm), estamos combatendo a polí­tica fascista do governo Bolsonaro e esse ataque violento contra os estudantes e servidores da UFSM no qual um deputado recalcado, que nem se reelegeu, disse que os estudantes têm que ser queimados vivos, esquecendo que a cidade de Santa Maria ainda sofre, ainda tem as feridas abertas com a morte de 242 na Boate Kiss. Não vamos aceitar o fascismo na nossa cidade, na Universidade Federal de Santa Maria, onde há cortes e mais cortes que o governo tem feito .

O vereador de Santa Maria Ricardo Blattes (PT), egresso da UFSM, esteve no ato e reforçou que essas declarações abjetas do Bibo Nunes tocam na mais profunda sensibilidade de Santa Maria. Falar que os estudantes são vergonha para Santa Maria é não conhecer a nossa cidade e, mais do que isso, é brincar com a nossa história, é fazer chacota com as nossas dores . Em agosto, Blattes discursou na tribuna da Câmara de Vereadores da cidade denunciando uma moção de um vereador contra a reposição salarial dos servidores do Judiciário Federal. Blattes foi um dos vereadores que conseguiu derrotar a moção.