REPOSIÇÃO SALARIAL

Defensor do arrocho, vereador de Santa Maria apresenta moção contra reposição salarial de trabalhadores do Judiciário; proposta é rejeitada

O vereador de Santa Maria Pablo Pacheco (PP) apresentou uma moção de protesto na Câmara Municipal, destinada ao Congresso Nacional, solicitando a rejeição de proposta de reposição salarial de 18% aos trabalhadores e às trabalhadoras do Judiciário Federal, alimentando a confusão disseminada na imprensa, como se salários de servidores e magistrados fossem iguais. A votação aconteceu no dia 16 e, inicialmente, houve empate de 10 votos a 10, mas a votação acabou com a rejeição da moção, com voto de minerva do presidente do Legislativo, Valdir Oliveira (PT).

A proposta de reposição foi aprovada no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 10 de agosto. Na moção, o vereador em nenhum momento cita as faixas salariais de servidores e servidoras, o que faz com que boa parte das pessoas possa concluir que todos no Judiciário Federal recebem salários iguais aos da magistratura. No texto, apesar de Pacheco afirmar que os vencimentos dos ministros do STF são maiores que R$ 39.300, enquanto 80% dos brasileiros têm uma renda mensal de até R$ 3.052,00 , de modo geral aposta na confusão, colocando em igualdade pagamentos a servidores e magistrados. Isso inclui a citação de diversos benefí­cios recebidos além dos vencimentos, como é o caso das verbas indenizatórias que contemplam diárias , sem especificar a quem se refere. Segundo o vereador Pacheco, em sua moção contrária à reposição salarial, Enquanto o paí­s for o paí­s dos privilégios, jamais seremos paí­s das prioridades .

Em resposta, o vereador Ricardo Blattes (PT) foi à tribuna para rebater as crí­ticas. Ele afirmou que também é contra privilégios , mas que é preciso diferenciar o que é privilégio e o que é o direito a um serviço para a população, que muitas não consegue garantir seus direitos e precisa recorrer ao Judiciário. Estamos falando de direito à saúde, de direito previdenciário.

Blattes destacou que os salários de servidores e magistrados estão congelados e afirmou que essa turma que não quer reajustar salários no funcionalismo, usando como desculpa privilégios , é a mesma que não quer reajustar o salário mí­nimo, não quer reajustar as aposentadorias para os trabalhadores e para as trabalhadoras ou a tabela do Imposto de Renda, que faz com que centenas de milhares de trabalhadores percam sua capacidade financeira . A inflação, que vem corroendo os salários, atinge também os servidores do Judiciário, destacou. Para Blattes, é preciso acabar com a lacração que tem como objetivo desqualificar o serviço público, de achar que servidor público não tem direito a reajuste salarial. A quem interessa um Judiciário fraco? A quem interessa servidores mal pagos? , questionou. Eu quero o mesmo tipo de indignação para todos os verdadeiros privilégios , disse Blattes.

Votaram CONTRA a moção de protesto:
Ricardo Blattes (PT)
Marina Callegaro (PT)
Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos)
Givago Ribeiro (PSDB)
Luci Duarte (PDT)
Rudys (MDB)
Getulio Vargas (Republicanos)
Adelar Vargas (Bolinha) (MDB)
Maria Rita (PCdB)
Manoel Badke (Maneco) (União Brasil)
Valdir Oliveira (PT) – DESEMPATE