EXIGIMOS RESPEITO

É AMANHÃ! Sintrajufe/RS realiza ato nesta quinta-feira, 10, em frente ao TRT4, repudiando declarações do presidente do tribunal e manifestando preocupações com o avanço da pandemia

Nesta quinta-feira, 10, o Sintrajufe/RS convoca a categoria a participar de ato público em frente ao TRT4. A atividade, marcada para às 11h, irá repudiar as declarações do presidente do tribunal, desembargador Francisco Rossal, que disse que a Justiça do Trabalho estava de portas cerradas durante a pandemia, ignorando o esforço e a dedicação que servidores e servidoras tiveram para se adaptar ao trabalho remoto nas condições que lhes foram impostas desde 2020 e ainda assim manter a prestação jurisdicional. A mobilização também irá cobrar medidas sanitárias de proteção à  categoria e ao jurisdicionado, especificamente a suspensão do trabalho presencial, ou a redução do atual percentual do trabalho presencial devido aos altos í­ndices de crescimento dos casos e mortes por covid-19.

Em e-mail encaminhado pelo tribunal na última quinta-feira, 3, é dito que nosso Tribunal não pode figurar entre os poucos que cerraram as suas portas à  sociedade e fala-se em reabertura da Justiça do Trabalho . A verdade, porém, é que o atendimento à população nunca parou. Mesmo durante a pandemia, servidores e servidoras vêm se dedicando ao máximo e garantindo o acesso à Justiça, trabalhando para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos jurisdicionados. Uma das preocupações sempre manifestadas pela categoria e pelo Sintrajufe/RS é a de que é fundamental manter a prestação jurisdicional, o que se torna mais importante em meio à  crise econômica, às demissões e à  fragilização de direitos.

Assim, ao mesmo tempo em que foi mantido o atendimento e a garantia do acesso à  Justiça, o Sintrajufe/RS vem buscando sempre a preservação da saúde. Essa preocupação vem sendo refletida também nas decisões de outros tribunais e órgãos, que agora, frente à  nova onda de covid-19 impulsionada pela variante ômicron, recuaram nos processos de retorno ao trabalho presencial. O TRT4 vai na contramão dessas decisões e antes mesmo de comunicar aos servidores, anunciou a medida de reabertura da sede da OAB/RS.

Por isso, o Sintrajufe/RS convoca todos e todas a participarem do protesto nesta quinta. Vamos exigir respeito e pedir ao presidente do TRT4 que reveja sua decisão.

Participe!