POR QUE NÃO FAZER O MESMO?

Diferente do STF, TCU já enviou projeto de lei que prevê 13,5% de reposição para servidores; e aí­, ministro Fux?

Já foi entregue à Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) 1392/22, do Tribunal de Contas da União (TCU), que prevê a concessão de 13,5% de reposição salarial para servidores e servidoras do TCU a partir de agosto deste ano. Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal (STF) parece preocupado apenas com a busca de quinquênios para a magistratura, não se movendo até agora para repor as perdas dos servidores e servidoras do Judiciário Federal, que já chegam a 30%.

O projeto do TCU tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Lembrando os grandes aumentos da inflação, a presidente do TCU, ministra Ana Arraes, disse que, considerando a necessidade de atrair e, sobretudo, manter no TCU profissionais de alto ní­vel de qualificação técnica e comprometimento, é preciso valorizar os servidores sob todos os aspectos, inclusive com remunerações compatí­veis com o desempenho e a complexidade das atividades .

Diferente da ministra do TCU, o presidente do STF não parece acreditar na importância de atrair e manter no Judiciário Federal profissionais capacitados e valorizados. O ministro Luiz Fux até o momento vai seguindo a linha de Bolsonaro, do reajuste zero, e ainda não enviou projeto de lei para recuperar as perdas salariais dos servidores e servidoras.

Dinheiro, tem

Já ficou demonstrado, em documento encaminhado à Casa Civil, que há espaço no orçamento do próprio Judiciário para oferecer reposição aos servidores, mas o Supremo, em vez de encaminhar projeto de lei ao Congresso, está condicionando o í­ndice de reposição da categoria à decisão do governo Bolsonaro para todo o funcionalismoo que, ao que tudo indica, irá resultar em zero. A falta de iniciativa do STF para amenizar as perdas salariais, porém, é somente para os servidores e servidoras. Publicamente, o presidente da corte está empenhado em aprovar a PEC 63/2016 que estabelece que os integrantes do Ministério Público e magistratura da União, dos Estados e do Distrito Federal fariam jus à parcela mensal indenizatória de valorização por tempo de exercí­cio no Ministério Público e na magistratura calculada na razão de cinco por cento do subsí­dio do respectivo cargo a cada quinquênio de efetivo exercí­cio, até o máximo de sete (35%) e assegura aos que ingressarem na Magistratura e no Ministério Público a contagem de tempo de exercí­cio anterior em carreiras jurí­dicas, bem como na advocacia.

Mande e-mails ao ministro Fux: envie nosso projeto!

Ao mesmo tempo em que são realizadas mobilizações nas ruas e pressão em Brasí­lia, cada colega pode reforçar a luta por reposição. Uma das formas é enviar e-mails ao STF para cobrando o envio imediato de um projeto de lei que recomponha as perdas, ainda em 2022. Veja abaixo um texto que pode ser copiado e enviado. O e-mail é [email protected]. Não utilizamos sistema automático de envio de emails dentro de nossa página para evitar que eles sejam bloqueados por algum filtro ou antispam.

Excelentí­ssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro Luiz Fux,

Sou servidor(a) do Judiciário Federal e venho, por meio deste, manifestar enorme preocupação com a demora no encaminhamento de projeto de lei ao Congresso Nacional buscando a reposição das perdas inflacionárias acumuladas (30,66%) sobre nossos salários ainda em 2022.

Por essa razão, rogamos a Vossa Excelência que demonstre o vosso reconhecimento pela importância de nosso papel como agentes públicos que se dedicam com afinco diariamente, em conjunto com membros da magistratura, para viabilizar a entrega da tutela jurisdicional aos cidadãos brasileiros.

Sabemos que o Poder Judiciário da União conta com aproximadamente R$3 bilhões em saldo orçamentário e que esse pode ser usado para contemplar tal reajuste.O encaminhamento desse projeto é de responsabilidade de Vossa Excelência e não podemos crer que essa gestão será marcada como a única do STF a não enviar (ou pagar) projeto de reajuste dos servidores do Judiciário Federal ao Legislativo, mesmo possuindo recursos para tanto.

Atenciosamente,

Endereço para envio: [email protected]