ORGANIZAÇÃO

Desafios da luta antirracista no Judiciário foram debatidos no Encontro de Pretos e Pretas da Fenajufe

O Sintrajufe/RS participou, dias 26 e 27, do Encontro Nacional de Pretas e Pretos da Fenajufe, realizado em formato hí­brido (online e presencialmente, em Brasí­lia). O sindicato enviou uma delegação de seis colegas, incluindo as diretoras Camila Telles e Roberta Vieira.

O tema Negritude e poder: o que esperar dos poderes Legislativo e Executivo após as eleições 2022? abriu a primeira mesa de debates, dia 26. À tarde, foi realizado o debate Negritude nas Ruas: qual(is) pauta(s) organizam a nossa luta? , que contou com participação, na mesa, de Roberta Vieira. Os e as participantes discutiram sobre a luta das pautas da negritude nas ruas.

No dia seguinte, a conversa teve como tema “Enegrecendo a Fenajufe: desafios da auto-organização dos pretos e pretas no movimento dos(as) trabalhadores(as) do judiciáriolimitações, experiências e tarefas”, quando foi tratado das dificuldades da população negra periférica em acessar serviços do Estado e como o mundo do trabalho ainda é um espaço de subordinação e falta de oportunidades e como o racismo pode ser percebido, também, nos lugares ocupados por negros e negras.

Várias propostas foram apresentadas pelos e pelas representantes dos sindicatos ao final dos debates. Depois de lidas e  combinadas em plenário, serão encaminhadas para análise da diretoria executiva da federação. Algumas das propostas aprovadas foram as seguintes:

“ divulgação de moção de repúdioà matéria do jornal O Estado de S. Paulo, que usou a imagem de uma mão negra para ilustrar um atentado em uma escola promovido por um jovem branco no Espí­rito Santo;
“ observação do perfil racial da sociedade brasileira, pela Fenajufe, na contratação de trabalhadores e trabalhadoras nos contratos de terceirização;
“ criação do Coletivo Nacional de Pretos e Pretas da Fenajufe;
“ realização do Encontro Pretas e Pretos na Semana da Consciência Negra em 2023; – criação de um Núcleo de Pretos e Pretas em cada sindicato de base.

Diretoras do Sintrajufe/RS avaliam o evento

A minha avaliação sobre o encontro foi muito positiva , afirma a diretora Camila Telles. Ela ressalta que as trocas foram muito intensas e ficou muito clara a disposição de todas e todos em tomar medidas concretas para que os órgãos do Judiciário auxiliem a sociedade brasileira a reparar os danos causados por séculos de escravidão, exclusão e exploração do povo preto . Camila destaca que é importante a revogação da EC95 (teto de gastos), da reforma trabalhista e da terceirização irrestrita, que se traduzem em mecanismos de moer gente, acabar com postos de trabalho e precarizar o que é possí­vel no âmbito do mundo do trabalho, garantindo lucros para poucos, quase sempre homens brancos. Esses dispositivos são instrumentos da necropolí­tica e atingem primeiro os corpos negros .

Na avaliação da diretora Roberta Vieira, o evento foi muito potente, com pretas e pretos de todas as partes do paí­s reunidos pensando estratégias de luta para o seu povo . Para ela, a participação do Sintrajufe foi importantí­ssima; conseguimos levar seis representantes negros e negras e participar ativamente do encontro . A dirigente destaca que o encontro aprovou vários encaminhamentos importantes, mas a luta maior pra nós é, em primeiro lugar, a nossa união e o nosso crescimento dentro do Poder Judiciário Federal .