APÓS ASSASSINATOS

Com paralisação nacional e protestos, servidores e servidoras da Funai cobram justiça por Dom Phillips e Bruno Pereira

Trabalhadores e trabalhadoras da Fundação Nacional do índio (Funai) paralisaram as atividades nesta quinta-feira, 23, em protesto por justiça pelo assassinato do colega Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. Em Brasí­lia, os servidores e as servidoras também realizaram ato público em frente à sede da fundação durante a manhã. Porto Alegre também receberá um ato por justiça para Bruno e Dom e contra o marco temporal , às 15h, na Esquina Democrática, com apoio do Sintrajufe/RS e de diversas outras entidades.

Os servidores de 18 sedes estão em atos e paralisações nesta quinta, reivindicando a saí­da de Marcelo Xavier da Presidência, profunda investigação da morte de Bruno e Dom e contra o desmonte do órgão. Em manifesto divulgado, a categoria aponta que a gestão do delegado da Polí­cia Federal Marcelo Xavier, iniciada em 2019, demonstra não possuir qualidade mí­nima para gerir a polí­tica indigenista . No texto, o grupo ainda afirma que as mortes de Bruno e Dom têm como pano de fundo um desmonte da Funai e que todos os órgãos públicos essenciais passam por situação semelhante no paí­s. De acordo com os organizadores, o dia de paralisações e atos pede a continuação das investigações contra a “ampla cadeia de crime organizado instalada na terra indí­gena do Vale do Javari, no Amazonas”, e “pela proteção dos indigenistas, dos povos indí­genas e de suas lideranças, organizações e territórios”.

Desmonte

Conforme dossiê produzido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e pela Indigenistas Associados (INA), que reúne servidores da Funai, o órgão tem hoje o menor número de servidores dos últimos 15 anos, com mais de 60% dos cargos vagos. Desde 2019, o orçamento caiu 40% e o governo já barrou dois pedidos de abertura de concurso e protelou outros dois, além de ocupar os principais cargos com militares: apenas duas das 39 coordenadorias regionais são chefiadas por servidores públicos, 19 por militares, três por policiais militares, duas por policiais federais e o restante por pessoas sem ví­nculo com a administração pública. Há 620 processos de demarcação parados na primeira etapa e outros 117 esperando apenas a assinatura de Bolsonaro para demarcação.

Assassinatos

Bruno e Dom desapareceram em 5 de junho e os restos mortais deles foram encontrados em 15 de junho, após um dos suspeitos confessar envolvimento no crime. Três homens estão presos pelo no assassinato, mas a PF ainda apura envolvimento de mais pessoas. Os corpos das ví­timas teriam sido esquartejados e enterrados. A motivação do crime ainda é incerta, mas a polí­cia apura se há relação com a atividade de pesca ilegal e tráfico de drogas na região. Segunda maior terra indí­gena do paí­s, o Vale do Javari é palco de conflitos tí­picos da Amazônia: desmatamento e avanço do garimpo.

Marco temporal

O marco temporal denunciado pelos protestos trata-se de uma tese conforme a qual as etnias só podem reivindicar a demarcação de terras nas quais já estavam antes da promulgação da Constituição de 1988. O governo Bolsonaro é favorável à tese, que está em discussão no Supremo Tribunal Federal. No dia 2 de junho, o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu retirar da pauta de julgamentos do tribunal a continuidade do julgamento sobre a aplicação da tese do chamado marco temporal na demarcação de terras indí­genas no paí­s. A retomada do julgamento estava prevista para 23 de junho e agora, com a decisão de Fux, não há nova data prevista. O julgamento começou no ano passado e, até agora, dois ministros votaram: relator do caso, Luiz Edson Fachin se manifestou contra a aplicação do marco temporal; o ministro Nunes Marques votou a favor. A análise do tema, contudo, foi interrompida em 15 de setembro em razão do pedido de vista ” mais tempo para analisar o caso ” apresentado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Paralelamente, tramita no Congresso o PL 290/2007, de autoria do deputado Homero Pereira (PR/MT), falecido em 2013. Após anos arquivado, o PL foi ressuscitado pelo governo Bolsonaro e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, com parecer favorável apresentado por Arthur Maia (DEM-BA). O projeto insere na legislação a tese do marco temporal, proí­be a ampliação de terras já demarcadas, flexibiliza o contato com os povos indí­genas isolados e passa a permitir a exploração econômica de terras indí­genas por parte de mineradoras e garimpeiros.