19,99% EMERGENCIAIS

Ato político na Câmara dos Deputados reúne sindicatos e parlamentares na luta pela reposição salarial emergencial de 19,99% para servidores e servidoras; Sintrajufe/RS esteve presente

O Sintrajufe/RS participou, na tarde desta terça-feira, 31, de um ato político no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A atividade reuniu sindicatos de todo o país, deputados e deputadas na defesa de reposição salarial emergencial de 19,99% para todos os servidores e servidoras. Enquanto isso, Jair Bolsonaro (PL) insiste em oferecer apenas 5%, índice insuficiente para repor sequer metade da inflação dos últimos 12 meses e que ainda não foi apresentado como proposta oficial.

O ato da tarde foi a continuidade do dia de mobilizações em Brasília. Na parte da manhã, manifestação contou com centenas de servidores e servidoras que chegaram à capital federal vindos de diversos estados, representando diferentes categorias. Todos e todas em uma luta unificada pelos 19,99%, índice referente apenas aos três primeiros anos de governo Bolsonaro. À tarde, o auditório Nereu Ramos ficou lotado para a atividade que reuniu sindicalistas e parlamentares de oposição. Muitos tiveram que ficar em pé ou se revezar no auditório para que todos e todas participassem. Ao microfone, com faixas e cartazes, os e as presentes reivindicaram negociação e reposição, criticaram a ideia de 5% e a enrolação do governo e denunciaram os constantes ataques de Bolsonaro aos serviços públicos, incluindo a reforma administrativa (PEC 32/2020), que segue em tramitação.

Ainda nesta terça, Bolsonaro disse que “não vai buscar alternativas” para oferecer mais de 5% de reposição aos servidores. Disse ainda que poderia “incorrer em crime de responsabilidade” caso o fizesse, o que não é verdade. Bolsonaro ainda culpou os demais servidores por não reestruturar a carreira dos policiais: “O grande problema não é o nosso lado. São colegas, outros servidores, que não admitem reestruturar vocês sem dar aumentos até abusivos pro outro lado”, concluiu. A tática do governo está clara: criar um ambiente de confusão para enrolar os servidores até o prazo final para o envio de um projeto de reposição, 4 de julho, e, assim, dificultar a realização de protestos e mobilizações. Por isso a importância de atividades como a desta terça, em Brasília. A mobilização continuará nos estados nos próximos dias.

Parlamentares falam ao Sintrajufe/RS sobre reposição

Durante o ato político da tarde, o Sintrajufe/RS ouviu parlamentares sobre a importância da campanha salarial dos servidores e servidoras. Veja abaixo os depoimentos:

Elvino Bohn Gass (PT/RS)

André Figueiredo (PDT/CE)

Jandira Feghali (PCdoB/RJ)

Erika Kokay (PT/DF)

A delegação do Sintrajufe/RS esteve nas duas manifestações realizadas nesta terça na capital federal. Veja abaixo depoimentos dos diretores e da diretora presentes na atividade da tarde:

Mara Weber

Marcelo Carlini