RESPOSTA AO ZERO

Assembleias de base do Sintrajufe/RS, em Porto Alegre e no interior, marcam dia de luta por reposição salarial e indignação da categoria

O Sintrajufe/RS realizou, nesta quarta-feira, 15, uma rodada de assembleias de base, dentro do calendário de mobilização da Fenajufe aprovado em assembleia geral estadual, na luta pela reposição salarial para servidores e servidoras. Em Porto Alegre, foram realizadas assembleias na Justiça do Trabalho, na Justiça Eleitoral e na Justiça Federal/TRF4; também foram feitas assembleias no interior. Os e as colegas manifestaram suas posições e reforçaram que a luta deve ser intensificada, mesmo que o governo de Jair Bolsonaro (PL) mantenha o jogo da confusão, com informações desencontradas sobre o reajuste do funcionalismo, e para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a apresentar uma proposta para a categoria.

Em Porto Alegre, nas assembleias de base, a direção do Sintrajufe/RS fez um relato sobre a campanha salarial, reforçando que é preciso não só manter, mas aumentar a mobilização, para fazer frente ao discurso de reajuste zero com que Bolsonaro tem apresentado em declarações e entrevistas nos últimos dias. Da mesma forma, a categoria vai reforçar a pressão sobre o STF, que já informou que tem dinheiro, mas até agora não fez apresentou ao Congresso um projeto para reposição das perdas, que estão acumuladas em 30%.

Justiça do Trabalho

Nas falas dos e das colegas, estava presente a preocupação com a reposição, a necessidade de reforçar a luta, assim como a percepção de que há dinheiro, mas não vontade polí­tica: militares e magistratura, por exemplo, ganharam ou estão buscando ganhar mais benefí­cios, enquanto o discurso que vem sendo feito pelo governo é de que o conjunto do funcionalismo ficaria sem nada.

Justiça Eleitoral

Na Justiça Eleitoral, os e as colegas também falaram sobre os ataques que esse ramo vem sofrendo, em uma tentativa de tirar a credibilidade do sistema eleitoral como um todo. Foi ressaltado que, nas duas últimas eleições, setores estão usando fake news para criar um ambiente de insegurança e que isso se reflete diretamente no trabalho de servidores e servidoras.

Justiça Eleitoral

Interior também teve atividades

Além de Porto Alegre, algumas cidades do interior do estado também tiveram atividades de mobilização. A diretora de base da Justiça Federal de Passo Fundo, Raquel Beltrame Rauber, conta que também houve atividade na cidade: Na tarde do dia 15, os servidores da Justiça Federal de Passo Fundo reuniram-se em frente ao prédio para conversa sobre a atual situação da categoria, em especial quanto à possibilidade de reajuste salarial. Foi afixada uma faixa em frente ao prédio , relata.

Passo Fundo

Em Novo Hamburgo, cerca de 20 colegas participaram de uma assembleia de base. O diretor de base da Justiça Federal Fagner Azeredo conta que foi uma boa atividade e que os colegas estão dispostos a fortalecer a mobilização: Passamos o informe geral, de que, no que depender do Executivo, apesar das idas e vindas, da polí­tica de confusão que o governo faz, o que está colocado hoje é o zero por cento. É preciso fazer dois movimentos: cobrar do Executivo a reposição salarial para os servidores como um todo; e cobrar o Fux para que cumpra o que prometeu, que, caso o Executivo não encaminhasse uma proposta, ele enviaria uma proposta especí­fica para os servidores do Judiciário. Não podemos tomar uma volta do Fux, nem do Bolsonaro. Temos que continuar lutando e reforçar as mobilizações .

Novo Hamburgo

Em Carazinho, os colegas também se reuniram em frente ao prédio da Justiça Federal, onde afixaram uma faixa da campanha salarial.

Carazinho

Calendário

Na assembleia geral do dia 9 de junho, a categoria aprovou um calendário de mobilizações, vinculado ao calendário nacional da Fenajufe. Além das assembleias de base, há mais atividades previstas para os próximos dias. Veja abaixo o calendário completo:

21 e 22 de junhoCaravana do Sintrajufe/RS para manifestações em Brasí­lia pela revisão salarial, com foco no STF, cobrando do presidente do Supremo o envio de proposta com a recomposição das perdas da categoria, que com a previsão inflacionária de 2022, já chegariam a 30,66%. Pressão que será feita também pelo meio virtual.
JulhoAtividades diversas (pressão por e-mail, envio de ofí­cios dos sindicatos pelo Brasil cobrando os ministros do STF) e assembleias para aprovação do estado de greve da categoria, com indicação de paralisação em 3 de agosto.
3 de agostoApagão do Judiciário e do Ministério Público da União, com indicativo de paralisação pela recomposição das perdas. Cobrança para que STF e PGR enviem ao Congresso o orçamento de 2023 com a previsão da recomposição das perdas salariais, independentemente da concessão ou não de uma reposição emergencial no mês de julho.