DIVERSIDADE

23 de setembro: Dia da Visibilidade Bissexual

O dia 23 de setembro, é uma data com grande importância dentro do movimento LGBTQIA+, por ser o Dia Internacional da Visibilidade Bissexual. Em 2020, publicamos um texto trazendo um breve histórico sobre a data. Neste ano queremos aprofundar o diálogo, trazendo à tona a relevância deste debate, que ainda é um tema muito caro para uma parcela invisibilizada da população: as pessoas bissexuais, que, muitas vezes, não são compreendidas e muito menos consideradas como uma sexualidade viável.

A letra B , da sigla LGBTQIA+, traz consigo um grande tabu, uma grande dificuldade de entendimento ao que se traduz. A pessoa, quando se compreende bisexual, compreende que pode se relacionar com qualquer pessoa, independentemente de gênero, saindo do eixo monossexual.

A não compreensão em relação ao tema traz muito preconceito em torno da monodissidência e faz com que sejam cercados por estereótipos cis-heteronormativos. E é por isso que se faz tão necessário termos a compreensão do que é a bissexualidade, para que os espaços de discussões não sejam preenchidos com preconceitos.

No mês de setembro, há outra pauta, que tem transversalização direta com a vivência bisexual, que é a prevenção ao suicí­dio, com a campanha do Setembro Amarelo. A saúde mental é afetada pela falta de espaços acolhedores e não podemos ignorar o número de suicí­dios expressivos dentro desta parcela da comunidade LGBT. A bifobia é presença diária traçada pelos estereótipos cis-heteronormativos.

Sugestão de serviços

No site da Campanha Setembro Amarelo (www.setembroamarelo.com), estão disponí­veis materiais informativos para download, como a Cartilha Suicí­dio Informando para Prevenir . O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e de prevenção do suicí­dio com atendimento voluntário e gratuito pelo telefone 188, e-mail ou chat online 24 horas todos os dias.

Para ajudar a ampliar o conhecimento e a aprofundar o entendimento, o Sintrajufe/RS retransmite, dias 25 e 26 de setembro, o Festival BI+. Pode ser acompanhado pelas redes sociais do Festival e pela página do Facebook do Sintrajufe/RS. A programação completa pode ser acessada no Instagram e no Facebook do evento.

Manifesto Bissexual

O Manifesto Bissexual, reproduzido abaixo, foi publicado, originalmente, em 1990, pela revista Anything That Moves.

“Nós estamos cansados de ser analisados, definidos e representados por pessoas que não nós mesmos, ou pior ainda, de não sermos considerados de todo. Estamos frustrados pelo isolamento e pela invisibilidade impostos quando nos dizem para escolher ou esperam que escolhamos uma identidade homossexual ou heterossexual.

A monossexualidade é um ditame heterossexista usado para oprimir homossexuais e para negar a validade da bissexualidade.

Bissexualidade é um todo, é uma identidade fluida. Não assumam que a bissexualidade é naturalmente binária ou poligâmica, que nós temos “dois” lados ou que precisamos de nos envolver simultaneamente com dois gêneros para nos sentirmos seres humanos completos. De fato, não assumam que existem apenas dois gêneros. Não interpretem a nossa fluidez como confusão, irresponsabilidade ou inabilidade de assumir um compromisso. Não equiparem promiscuidade, infidelidade ou comportamentos sexuais inseguros com bissexualidade. Estas são caracterí­sticas humanas que atravessam todas as orientações sexuais. Nada deve ser presumido sobre a sexualidade de ninguém, incluindo a vossa.

Nós estamos enfurecidos com aqueles que se recusam a aceitar a nossa existência; os nossos problemas; as nossas contribuições; as nossas alianças; as nossas vozes. Está na altura de que a voz bissexual seja ouvida.”

Sugestão de sites, ví­deos e canais no youtube com debates sobre bissexualidade:

Coletivo Amora PoA
Visibilidade Bissexual VisiBi
Coletivo Bil
Bisão Voador – Podcast
Bi: Notas para uma revolução bissexual
Odara – Instituto da Mulher Negra
Bi-Sides

Veja abaixo sugestões de filmes com protagonismo bissexual

Colette (Grã-Bretanha, EUA, Hungria, 2018)
Eu te amo Renato (Brasil, 2012)
Professor Marstons e as Mulheres-Maravilhas (EUA, 2017)

Próxima reunião do Nuds será dia 18 de outubro

A próxima reunião do Núcleo de Diversidade Sexual do Sintrajufe/RS (Nuds) acontece no dia 18 de outubro, às 19h30min, por videoconferência. Para participar da reunião, é necessário ter conexão à internet, telefone celular ou computador. O link será repassado pela direção do sindicato. Para recebê-lo, basta manifestar interesse, pelo e-mail [email protected].