CULTURA

Nesta sexta-feira, performance marca iní­cio da exposição do projeto Invisí­veis , com apoio do Sintrajufe/RS

Nesta sexta-feira, às 17h, no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, abre para o público a exposição que faz parte do projeto transmí­dia Invisí­veis – Histórias para Acordar . A exposição é assinada pelo artista visual Leandro Selister e fica em cartaz até o dia 5 de dezembro. O projeto tem apoio cultural do Sintrajufe/RS.

O lançamento será marcado por uma performance com trilha sonora executada ao vivo, com as artistas Deborah Finocchiaro, Denise Ovádia, Elaine Regina, Fernanda Copatti e Dejeane Arruée e Grazi Pires, do duo 50 Tons de Pretas.

Na exposição, Selister mescla imagens do seu projeto no Instagram @tristicidadecartografias do abandono e da (in)visibilidade. As imagens contêm o que o artista nomeou como os dez mandamentos das moradoras de rua , criando uma instalação exclusiva para o projeto, que conta ainda com o espetáculo virtual Invisí­veisHistórias para Acordar . Segundo o Selister, a ideia é chamar a atenção para a situação de abandono e invisibilidade que aumenta a cada dia.

O projeto é uma colaboração entre artistas do Brasil e de Portugal. Por isso, na mesma data, acontecerá a abertura da exposição no Grémio Dramático Povoense, na cidade lusitana de Póvoa de Santa Iria, às 21h (horário local). A autoria é de Daniel Gonçalves e Patrí­cia Soso, que também é responsável pela performance de abertura.

Sobre o Projeto Invisí­veisHistórias para Acordar

O projeto transmí­dia é formado por múltiplas vozes femininas do Brasil e de Portugal, a partir de relatos reais de diversos grupos femininos, tantas vezes silenciados, como mulheres e meninas em situação de rua, prostitutas, presidiárias, ví­timas de tráfico humano e ciganas.

O projeto tem coprodução de dois núcleos teatrais, a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, do Brasil, e Casulo Núcleo de Artes Performativas, de Portugal. Abrange diferentes ações artí­sticas: além das duas exposições com performances no lançamento (Brasil e Portugal), conta com um podcast homônimo com nove episódios e um espetáculo virtual.

O espetáculo audiovisual pode ser conferido no YouTube.

Os episódios do podcast estão sendo lançados e  serão disponibilizados até 10 de dezembro na Rede Estação Democracia, sempre quartas-feiras, às 19h, com reprise às sextas-feiras, às 15h. Depois, ficarão disponí­veis para serem acessados nos canais do projeto e nas plataformas  digitais.