EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO

Moção de solidariedade e apoio à greve dos trabalhadores da Prefeitura de Florianópolis

O Sintrajufe/RS vem expressar todo apoio à greve dos trabalhadores e das trabalhadoras da Prefeitura Municipal de Florianópolis, que se iniciou à 0 hora do dia 31 de maio de 2023, e repúdio às práticas antissindicais cometidas contra o movimento paredista.

As trabalhadoras e os trabalhadores do serviço público de Florianópolis estão sendo severamente criminalizados por defender seus direitos. Em greve desde o dia 31 de maio, eles não estão sendo recebidos para negociação com o governo Topázio Neto, que, numa escalada autoritária dirigida ao sindicato da categoria, ameaça demitir, multar e prender.

A greve dos trabalhadores e das trabalhadoras da Prefeitura de Florianópolis é por concurso público e contra a terceirização através de organizações sociais, um modelo de gestão que acumula denúncias de fraudes e precarização de salários e direitos dos trabalhadores e do atendimento à população por todo o paí­s.

Ela também é por valorização dos trabalhadores e pelo pagamento de pisos e carreiras (magistério, enfermagem e quadro civil), que já estão em lei, mas são descumpridos pela Prefeitura de Florianópolis.

Por fim, a greve também faz a defesa da previdência e de condições de trabalho dignas.

Em respeito ao direito constitucional a greve e ao direito da população a um serviço público de qualidade, exigimos do governo Topázio Neto uma mesa de negociação imediatamente para que as pautas da categoria possam ser tratadas e que todas as ameaças e tentativas de punição sejam retiradas.

Diretoria Executiva do Sintrajufe/RS