JUSTIÇA FEDERAL

Em reunião com Sintrajufe/RS, diretora do Foro da JF firma apoio à antecipação da parcela salarial; outras pautas também foram tratadas no encontro

O Sintrajufe/RS reuniu-se, na tarde desta segunda-feira, 24, com a diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, juí­za federal Carla Evelise Justino Hendges. Nesta, que foi a primeira reunião entre o sindicato e a nova direção do Foro, a magistrada afirmou que subscreverá apoio à reivindicação da categoria de antecipação da parcela da reposição salarial de 2025 para 2024, nos termos de ofí­cio do TRF4 enviado à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber. Outros assuntos tratados na reunião foram retomada da ginástica laboral, restaurante do prédio da JF, uniformidade de tratamento em questões funcionais e problemas nas relações de trabalho de uma unidade da Justiça Federal.

O Sintrajufe/RS foi representado pela diretora Cristina Viana e pelos diretores Fabrí­cio Loguércio, Marcelo Carlini e Zé Oliveira. Pela administração, estavam presentes, além da diretora do Foro, o vice-diretor, juiz federal Fábio Dutra Lucarelli, e o assessor da Direção do Foro, Luí­s Felipe Rypl.

Ginástica laboral e restaurante

Os primeiros assuntos tratados, ginástica laboral e restaurante, foram demandas encaminhadas pela categoria ao sindicato. A direção do Sintrajufe/RS cobrou a retomada da ginástica laboral nos locais de trabalho, em Porto Alegre e no interior. A juí­za Carla Evelise Justino Hendges informou que um processo para contratação do serviço para unidades do interior tramita há alguns meses e, quanto à capital, ainda não há previsão de contratação, mas disse que avaliará.

Outra demanda foi o restabelecimento do serviço de bufê no restaurante do prédio de Porto Alegre. A diretora do Foro explicou que a empresa atual foi escolhida por licitação para fornecimento de cafeteria e o contrato não cobre serviço de bufê. Como o contrato vence em fevereiro de 2024, a juí­za se comprometeu a avaliar a mudança. O Sintrajufe/RS sugeriu que seja feita uma consulta junto a servidores e servidoras sobre a necessidade ou não do serviço; a administração se mostrou disposta a discutir a proposta do sindicato.

Uniformidade no tratamento

Em julho, ante a previsão de ciclone no Rio Grande do Sul, a direção do Foro publicou despacho no qual autorizava a realização de teletrabalho, recomendando que cada gestor de unidades avalie a situação dos integrantes de sua equipe, deliberando pelo que entender mais conveniente .

Na reunião, a direção do Sintrajufe/RS cobrou uniformidade para tratar questões como essa, pois deixar a deliberação a cargo de cada gestor de cada local de trabalho pode acarretar tratamentos diferentes para servidores e servidoras que trabalham no mesmo prédio. A juí­za Carla Evelise Justino Hendges entendeu que era pertinente a preocupação do sindicato e que vai avaliar.

Problemas nas relações de trabalho

A direção do Sintrajufe/RS levou ao conhecimento da administração denúncias, recebidas na entidade, sobre conflitos nas relações de trabalho em uma unidade da Justiça Federal de 1ª instância. A diretora do Foro ouviu o relato, disse que não tinha conhecimento do assunto e se mostrou disposta a se inteirar a respeito. O sindicato vai seguir acompanhando a questão.