ANTECIPA, STF!

Em Pelotas, Novo Hamburgo e Porto Alegre, Sintrajufe/RS faz passagens nos locais de trabalho e convoca: todos e todas ao ato do dia 8!

Nesta quinta-feira, 3, o Sintrajufe/RS esteve mais uma vez nos locais de trabalho em Porto Alegre, na Região Metropolitana e no interior do estado para convocar todos e todas para o ato público marcado para o dia 8 de agosto, às 14h, em frente ao prédio da JFRS. Nessa data, a categoria estará mobilizada em defesa da antecipação da última parcela da reposição salarial, prevista inicialmente para fevereiro de 2025.

Dando prosseguimento às visitas aos locais de trabalho que já vêm sendo realizadas nos últimos dias, dessa vez o sindicato esteve em Pelotas (nas justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral), Novo Hamburgo (na Justiça do Trabalho) e, em Porto Alegre, no TRT4 e no Prédio Assis Brasil, da Justiça Eleitoral. Em Pelotas, a visita foi feita pelo diretor Marcelo Carlini, enquanto o diretor Fabrí­cio Loguércio esteve em Novo Hamburgo. No TRT4, a diretora Arlene Barcelos conversou com os e as colegas e, no Prédio Assis Brasil, quem realizou a passagem nos setores foi a diretora Márcia Coelho.

A reposição salarial foi aprovada para ser paga em três parcelas: 6% em fevereiro de 2023, 6% a partir de fevereiro de 2024 e 6,13% a partir de fevereiro de 2025. A antecipação minimizaria as perdas salariais, que já somavam mais de 30% de janeiro de 2019 a junho de 2023, por conta do reajuste zero do governo Bolsonaro.

O ato público ocorrerá no mesmo dia em que a Fenajufe irá ser reunir com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, para tratar do assunto. Foi lembrado que o tempo exige a ampliação da mobilização a fim de garantir a antecipação salarial para 2024. Os órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público da União têm prazo até dia 11 de agosto para apresentar suas propostas orçamentárias ao Ministério do Planejamento e Orçamento para garantir inclusão no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa 2024). Além disso, no dia 10 de agosto o governo federal deve apresentar uma proposta de reposição salarial ao funcionalismo federal.

Transporte
Haverá transporte para levar os e as colegas da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral até o local do ato público.
Justiça do Trabalho: saí­da às 13h45min das varas trabalhistas
Justiça Eleitoral: saí­da às 13h45min, do prédio Assis Brasil (rua 7 de Setembro)

Atenção, colegas do interior!

O Sintrajufe/RS orienta os e as colegas do interior do estado a realizarem concentrações e outras atividades de mobilização na frente dos prédios do Judiciário Federal. Abaixo, estão disponibilizados os arquivos para impressão de panfletos e faixas. As notas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] para ressarcimento.

Não esqueça: tire fotos das atividades de mobilização, com as faixas, e envie para [email protected], para publicação nos meios de comunicação do sindicato.

Calendário de mobilização

A Fenajufe convocou mobilizações em Brasí­lia para os dias 9 e 10 de agosto. Na assembleia geral do Sintrajufe/RS, dia 20, foi aprovado calendário de mobilização que inclui o envio de uma caravana de cinco colegas, com prioridade para diretores e diretoras de base, além de integrantes da direção da entidade (o prazo para inscrições encerrou-se nessa segunda-feira, 24), ato público em Porto Alegre e atividades de mobilização no interior dia 8 de agosto.

Calendário de mobilização:
1 a 3 de agosto (Brasí­lia):
Atividades desenvolvidas pela federação
8 a 10 de agosto (Brasí­lia):
Plantão ampliado da Diretoria Executiva da Fenajufe
8 de agosto (Brasí­lia):
Audiência com a presidente do STF, ministra Rosa Weber
8 de agosto (Rio Grande do Sul):
14h
Ato público em frente ao prédio da Justiça Federal de 1ª instância, em Porto Alegre; haverá transporte para os e as colegas dos prédios da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral participarem da atividade
Mobilizações em frente aos prédios do Judiciário Federal no interior
9 de agosto (Brasí­lia):