1º DE MAIO

Em boletim especial, Dieese afirma que crise no Brasil começou bem antes da pandemia

O Departamento Intersindical de Economia e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançou um boletim especial devido ao 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. O estudo mostra a situação de precarização do mercado de trabalho e o aumento do custo dos alimentos vivido em 2020. No entanto, aponta que a isso não se deve apenas à pandemia, mas é resulta também do projeto econômico e polí­tico implementado após o golpe de 2016 que derrubou Dilma Rousseff.

O boletim aborda diversos aspectos, como a ocupação, a informalidade, o trabalho intermitente, os rendimentos, o movimento da força de trabalho, o fim da polí­tica de valorização do salário mí­nimo, o esvaziamento dos estoques reguladores de alimentos, os preços dos combustí­veis e gás e a carestia dos produtos básicos de alimentação.

O Dieese aponta que a reforma trabalhista precarizou ainda mais o trabalho e aumentou o número de desempregados e empregos informais, ao contrário do prometido. Em relação aos preços, aponta o descontrole oriundo da redução dos estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimentos, do fim do subsí­dio do gás e da polí­tica de valorização do salário mí­nimo e do aumento das exportações de alimentos.