SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

TRABALHO E PANDEMIA

É nesta quinta, 20: em novo painel de jornada de formação, Sintrajufe/RS e Fiocruz apresentam pesquisas sobre trabalho remoto e pandemia

O Sintrajufe/RS promove nesta quinta-feira, 20, às 18h30min, o quarto painel da jornada de formação “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não”, que segue até o dia 2 de junho. Dessa vez, será apresentado o painel “Trabalho, trabalho remoto, pandemia – Apresentação dos dados pesquisas Fiocruz e Sintrajufe/RS”. Os painelistas serão o médico do trabalho Geraldo Azevedo, assessor de saúde do Sintrajufe/RS, e a pesquisadora da Fiocruz Maria Juliana Moura Corrêa.

Painelistas

Geraldo Azevedo é médico do trabalho e assessor de saúde do Sintrajufe/RS.

Maria Juliana Moura Corrêa é pesquisadora da ENSP/Fiocruz, integrante do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, Núcleo RS e Rede de Informações e Comunicação sobre Exposição ao SARS-CoV-2 em Trabalhadores no Brasil. Ela é especialista em Epidemiologia, mestre em Serviço Social e doutora em Saúde Coletiva.

Sobre a jornada

A jornada de formação “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não” é constituída por seis encontros. Cada evento foi organizado de modo que saúde e relações de trabalho sejam pensadas de maneira ampla, com a compreensão da realidade do trabalho no contexto em que estamos inseridos, em especial, servidores e servidoras do Judiciário Federal e do MPU. A programação pode ser conferida AQUI.

A jornada teve início no dia 29 de abril, com o painel “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”, com a presença da médica e professora Margarida Barreto. O segundo encontro ocorreu no dia 6 de maio, com o cientista político e professor Henrique Carlos de Oliveira de Castro falando sobre “Formação do Estado brasileiro: as origens da subalternidade”. No terceiro encontro, no dia 13 de maio, o painelista foi o advogado e professor Lênio Streck, com o tema “Quem é o Poder Judiciário brasileiro – qual Judiciário queremos?.

O evento conta com a parceria de diversos sindicatos e instituições na divulgação e na retransmissão. Todos os encontros são abertos ao público, que pode acompanhar as palestras pelo canal no Youtube e na página do Facebook do Sintrajufe/RS e das entidades parceiras.

Haverá emissão de certificado de participação para interessados e interessadas. O formulário é disponibilizado aos e às participantes durante a transmissão, no início e no fim de cada evento.