“Contem com meu apoio”, respondeu o deputado federal Ronaldo Nogueira (Republicanos-RS) ao ser questionado pelo Sintrajufe/RS sobre a derrubada do veto 45/2025, que suprimiu as parcelas de 2027 e 2028 da lei de reposição salarial. A diretora Arlene Barcellos e os diretores Fabrício Loguercio e Marcelo Carlini foram recebidos pelo parlamentar em Porto Alegre, nesta quarta-feira, 11.
Notícias Relacionadas
O Sintrajufe/RS está buscando uma agenda de reuniões com deputadas e deputados gaúchos em busca de votos pela derrubada do veto 45/2025. Em Porto Alegre, nos dias 24 e 27 de janeiro, o sindicato se reuniu com os deputados Alexandre Lindenmeyer (PT) e Bohn Gass (PT). Em Brasília, nos dias 3 de 4 de fevereiro, o Sintrajufe/RS e a Fenajufe encontraram-se com Pompeo de Mattos (PDT) e Daiana Santos (PCdoB).
Como vem ocorrendo nas reuniões com parlamentares, o Sintrajufe/RS explicou a Nogueira que a lei 15.293/2025 é resultado de uma luta de dois anos da categoria, a fim de repor, parcialmente, as perdas salariais acumuladas. Sancionada em dezembro, a lei garantiu o reajuste de 8% em 2026, mas foram vetadas pelo governo Lula (PT) as parcelas de 2027 e 2028, sob a justificativa de que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não permitiria que um governo aprovasse reajustes salariais que terão impacto em governos posteriores.
Desde então, as direções sindicais vêm contestando esse argumento. Dias antes da publicação da lei, não havia nenhuma menção do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre empecilhos para a sanção. Em reunião do Fórum de Carreira, no dia 18 de dezembro, foi afirmado que o ministro Edson Fachin, presidente do STF, teria conversado diretamente com o presidente Lula (PT) e que os projetos de lei de reposição salarial e do adicional de qualificação (AQ) seriam sancionados sem vetos; isso se confirmou somente em relação ao AQ.
A direção do Sintrajufe/RS entregou ao deputado documentos com conteúdo técnico e jurídico em apoio à derrubada do veto, incluindo a justificativa sindical e o parecer da assessoria jurídica da Fenajufe. O deputado sugeriu que o sindicato procure agendas, também, com as lideranças de bancadas. O Congresso Nacional ainda não tem data para apreciar o veto.
Veja como os deputados gaúchos sobre a reposição salarial (PL 4.750/2025)
Quem votou SIM, a favor dos servidores e servidoras
| Deputado(a) | Partido |
| Afonso Motta | PDT |
| Alexandre Lindenmeyer | PT |
| Bohn Gass | PT |
| Denise Pessôa | PT |
| Fernanda Melchionna | PSol |
| Luiz Carlos Busato | União |
| Márcio Biolchi | MDB |
| Marcon | PT |
| Maria do Rosário | PT |
| Paulo Pimenta | PT |
| Ronaldo Nogueira | Republicanos |
Quem votou NÃO, contra os servidores e servidoras
| Deputado(a) | Partido |
| Afonso Hamm | PP |
| Any Ortiz | Cidadania |
| Alceu Moreira | MDB |
| Covatti Filho | PP |
| Daniel Trzeciak | PSDB |
| Danrlei de Deus Hinterholz | PSD |
| Franciane Bayer | Republicanos |
| Giovani Cherini | PL |
| Lucas Redecker | PSDB |
| Marcel van Hattem | Novo |
| Marcelo Moraes | PL |
| Mauricio Marcon | Podemos |
| Osmar Terra | PL |
| Pedro Westphalen | PP |
| Sanderson | PL |
| Zucco | PL |
Quem se absteve
| Deputado | Partido |
| Heitor Schuch | PSB |
Com informações da Câmara dos Deputados













