SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

MÊS DE LUTA DAS MULHERES

Live da Fenajufe, nesta quinta-feira, 21/3, abordará Interrupção voluntária da gravidez: direito de optar pela maternidade ou não e escolher quando

Na programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a Fenajufe realiza, nesta quinta-feira, 21, às 19h30min, live com o tema Interrupção voluntária da gravidez: direito de optar pela maternidade ou não e escolher quando . O evento será transmitido na página do Sintrajufe/RS no Facebook e no canal no YouTube.

As palestrantes serão ministradas Renata Jardim, do Fórum Aborto Legal; Thaí­sa Magalhães, secretária das Mulheres da CUT-DF; e Priscila Kikuchi, integrante da ONG Católicas pelo Direito de Decidir.

A relevância do tema é inquestionável, diante dos dados: entre 2012 e 2022, 483 mulheres perderam a vida devido a complicações relacionadas ao aborto em hospitais da rede pública de saúde no Brasil. Uma análise conduzida pela revista Gênero e Número revelou que mais de 1,7 milhão de internações foram registradas como gravidez resultante em aborto no Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS). Embora a maioria dessas internações tenha sido classificada como abortos espontâneos, é preocupante que a maioria das mortes tenha ocorrido em casos de falha na tentativa de aborto , como abortos incompletos.

As mulheres negras apresentam uma probabilidade 46% maior de realizar um aborto em comparação com mulheres brancas, independentemente da faixa etária. A informação é de um estudo publicado no ano passado pela revista Ciência e Saúde Coletiva, da Abrasco, com coautoria de Emanuelle Góes, pesquisadora do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), em colaboração com pesquisadoras e pesquisadores da Universidade de Brasí­lia (UnB) e da Universidade de Columbia (EUA).

Sobre as palestrantes

Priscila Kikuchi é integrante da ONG Católicas pelo Direito de Decidir. Cientista social, teóloga e cientista da religião, é graduada em Ciências Sociais e Teologia, especialista em Educação no Ensino Superior, mestre e doutora em Ciência da Religião.

Thaí­sa Magalhães é secretária das Mulheres da CUT-DF, professora e militante da Marcha Mundial das Mulheres.

Renata Teixeira Jardim possui graduação em Direito e mestrado em Antropologia Social. Atualmente, integra o Fórum Estadual dos Direitos das Mulheres do Rio Grande do Sul (Cladem), o Comitê Latino-Americano e do Caribe de Defesa dos Direitos das Mulheres e o Fórum Estadual Aborto Legal.

Em dia 2 de abril, também às 19h30min, live da Fenajufe tratará de Dificuldades das mulheres frente à reforma trabalhista de 2016 e reforma da Previdência de 2019 .

Fonte: Fenajufe