ORGANIZAÇÃO

Assembleia geral da categoria reúne mais de 130 colegas e escolhe delegação à Plenária da Fenajufe; na pauta, unidade da categoria, carreira, salários e luta contra a PEC 32

Em assembleia geral estadual na noite de terça-feira, 19, a categoria escolheu a delegação que representará o Sintrajufe/RS na XXIII Plenária Nacional Ordinária da Fenajufe, que ocorrerá de 23 e 26 de novembro, em Belém (Pará). A assembleia foi realizada em formato online e contou com a presença de mais de 130 pessoas. Outros assuntos tratados foram a mobilização pela antecipação da parcela salarial e contra a PEC 32/20202, de reforma administrativa, além de informes sobre a absorção de quintos.

Duas chapas se inscreveram para a escolha de delegação à XXIII Plenária da Fenajufe, que terá como tema Categoria unificada na construção de uma carreira forte e valorizada . A Chapa 1Democracia e Luta, obteve 118 votos e elegeu 11 delegados e delegadas. A Chapa 2Luta Sintrajufe, com 8 votos, elegeu 1 delegado ou delegada.

Mobilização pela antecipação salarial e contra a PEC 32

No iní­cio da assembleia, foram passados os três ví­deos produzidos pelo Sintrajufe/RS, até o momento, na campanha contra a reforma administrativa. Neles, a direção explica que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer impor a aprovação de uma proposta do governo Bolsonaro, derrotado nas urnas, e, assim, praticamente acabar com os concursos públicos e com a estabilidade de servidores e servidoras e com o próprio serviço público.

A direção do Sintrajufe/RS deu informes sobre mobilização pela antecipação da parcela salarial, de 2025 para 2024, e contra a PEC 32/2020, de reforma administrativa, convocando todas e todos os presentes a participarem do ato público desta quinta-feira, 21, em Porto Alegre. Para os e as colegas do interior do estado, foi reforçado que fizessem atividades nos prédios. Veja aqui como foi o Dia de Mobilização.

Outro informe foi sobre a jornada de lutas em Brasí­lia, nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21, com a presença de sindicatos de base, como o Sintrajufe/RS. A mobilização, além de tratar da antecipação da parcela e da PEC 32/2020, também incluiu demandas de aposentados e aposentadas, servidores e servidoras com deficiência, quintos, NS e oficiais de justiça. Veja aqui as informações sobre as atividades na capital federal.