DIREITOS

Dia Internacional dos Povos Indí­genas: o que temos a comemorar no Brasil?

Há séculos, os povos indí­genas originários têm suas terras invadidas e exploradas, mesmo com seus direitos assegurados na Constituição. O que menos se vê é o cumprimento dessas leis.
A invasão de colonizadores em terras indí­genas trouxe imensos prejuí­zos também na parte de costumes, com vários episódios de exploração e violência extrema, principalmente contra os corpos de meninas e mulheres indí­genas. E tudo com o consentimento de nossa sociedade colonialista, excludente e opressora.

É a máquina de moer gente, chamada de capitalismo, atuando com muito mais força sobre os povos invisibilizados.

O Dia Internacional dos Povos Indí­genas foi criado pela Assembleia Geral da ONU de 23 de dezembro de 1994. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 determina, no artigo 231: “É reconhecido aos povos indí­genas direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, sendo de responsabilidade da União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens; As terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indí­genas destinam-se a sua posse permanente, sendo exclusivo a eles o usufruto das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes; O aproveitamento dos recursos hí­dricos, incluí­dos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indí­genas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional”.

A data de 9 de agosto é um momento para promover a conscientização da inclusão dos povos originários, alertando sobre direitos e reafirmando as garantias previstas em lei. A luta contra o preconceito e ao racismo também são grandes batalhas a serem enfrentadas.

De acordo com dados do IBGE, o Brasil tem uma população de quase 900 mil indí­genas de 305 etnias, que falam 274 lí­nguas. As comunidades dos povos originários estão presentes nas cinco regiões do Brasil, com maior concentração de indiví­duos na Região Norte, com quase 306 mil indí­genas. O estado com o maior número de indí­genas é o Amazonas.

Na luta pelos direitos e por representatividade dos povos indí­genas, as diferentes etnias buscam ocupar espaços, denunciando as atrocidades que estão cometendo contra as populações indí­genas no Brasil. Exemplos são Ailton Krenak, Alice Pataxó, Thyara Pataxó, Txai Suruí­, entre tantas outras lideranças.

Fonte: Cultura UOL, Rádio Senado