SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

GOLPISTAS

Vandalismo em Brasí­lia: terroristas bolsonaristas queimam oito carros e cinco ônibus

Um grupo de terroristas apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) queimou oito carros e cinco ônibus e aterrorizou Brasí­lia na noite dessa segunda-feira, 12. Os atos de vandalismo tiveram iní­cio após o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandar prender um dos lí­deres do grupo terrorista, José Acácio Serere Xavante por prática de condutas ilí­citas em atos antidemocráticos. As novas manifestações golpistas, que vivem uma escalada de violência, ocorreram no mesmo dia da diplomação do presidente eleito, Lula (PT), no Tribunal Superior Eleitoral.

A prisão da liderança golpista, que tem prazo inicial de dez dias, atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e se fundamentou na necessidade de garantia da ordem pública. Segundo nota do STF, há indí­cios nos autos da prática dos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direitoprevistos no Código Penal. No pedido de prisão temporária, a PGR argumenta que a liderança vem se utilizando da sua posição de cacique do Povo Xavante para arregimentar indí­genas e não indí­genas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição ao presidente eleito e aos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luí­s Roberto Barroso.

Foi justamente com ameaças e depredação que os terroristas bolsonaristas reagiram à prisão do cacique. Eles tentaram invadir o prédio da Polí­cia Federal (PF), onde José Acácio está preso, e quebraram vidros da 5ª Delegacia de Polí­cia, na Asa Norte. Agentes da PF atiraram balas de borracha para conter os vândalos e pediram reforço para proteger o prédio contra a fúria dos bolsonaristas, que deixaram paus e pedras espalhados por todo canto. Quando chegaram, os policiais militares entraram em confronto com o grupo, que colocou botijões de gás em vias próximas ao local. Segundo o Corpo de Bombeiros, eles afirmaram que estavam vazios. Uma pessoa de 67 anos precisou de atendimento médico após inalar gás lacrimogêneo.

Ví­deos que circulam nas redes sociais mostram bolsonaristas vestidos de verde e amarelo armados com pedaços de pau, correndo em direção à sede da PF. Um deles diz que um ônibus com mais bolsonaristas chegaria para reforçar a manifestação antidemocrática. Muito exaltado, um deles gritava: Eu posso morrer aqui hoje, não tem problema, não .

Quem é o cacique Serere

O Cacique Serere, liderança indí­gena bolsonarista, é muito conhecido entre os golpistas que estão acampados em frente ao Quartel General do Exército, e alguns deles participaram dos atos de vandalismo. Ele faz alguns dos discursos mais inflamados, especialmente contra Moraes.

Segundo o STF, Serere Xavante teria realizado manifestações de cunho antidemocrático em diversos locais de Brasí­lia: em frente ao Congresso Nacional; no Aeroporto Internacional de Brasí­lia, quando os terroristas invadiram a área de embarque; no centro de compras Park Shopping; na Esplanada dos Ministérios, por ocasião da cerimônia de troca da bandeira nacional; e em outros momentos. E, ainda, em frente ao hotel onde estão hospedados o presidente e o vice-presidente da República eleitos, Lula e Geraldo Alckmin (PSD), que foram diplomados nessa segunda-feira.

Apesar de o governador Ibaneis Rocha (MDB) ter determinado prisão para os vândalos , o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Júlio Danilo, não sabia, à meia-noite, três horas depois da noite de violência, se alguém estava preso.

O caos não venceu nem vencerá

O secretário acompanhou o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), futuro ministro da Justiça do governo Lula, em entrevista iniciada por volta de 23h40min e encerrada pouco depois da meia-noite. O responsável pela segurança do presidente eleito, delegado da Polí­cia Federal Andrei Rodrigues, futuro diretor-geral do órgão, também participou. Os três asseguraram que a segurança de Lula está intacta e que assim permanecerá até sua posse e depois dela.

Dino apontou para uma possí­vel orquestração golpista com objetivo de macular a diplomação de Lula como presidente da República. Desse modo, considerou fracassado o objetivo dos organizadores do caos , desencadeado justamente nesse dia. Dino assinalou que a diplomação do presidente da Repúblicaagora habilitado a tomar posse no dia 1º de janeiroé uma vitória da democracia: Houve a diplomação de Lula, e não podemos achar que houve uma vitória dos que querem o caos. Essas pessoas não venceram hoje e não vencerão amanhã , disse.

A primeira intervenção pública do atual ministro da Justiça, Anderson Torres, ocorreu às 23h08min, por mensagem no Twitter. O ministro disse que tudo será apurado e esclarecido e que a situação estaria se normalizando .

Manifestação criminosa

A Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgou nota condenando os atos terroristas: A manifestação, em tese, criminosa e antidemocrática, revestiu-se do claro intuito de instigar a população a tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo a posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos , disse a PGR.

As evidências de que há golpistas terroristas entre os acampados do QG e do Alvorada cresceram desde as primeiras horas de ocupação. Ontem, o senador Randolfe Rodrigues afirmou que pediria ao Supremo Tribunal Federal para incluir a primeira-dama Michelle Bolsonaro no inquérito dos atos antidemocráticos. Isso porque, nos últimos dias, Michelle entregou marmitas a golpistas em vigí­lia na residência presidencial. Além disso, a notí­cia de que a PF teria outras ordens de prisão a cumprir fez com que potenciais investigados por crimes contra a ordem democrática fossem acobertados pelo Palácio da Alvorada. Entre eles, o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. Segundo a CNN, seu próprio advogado revelou que Eustáquio entrou no Palácio da Alvorada para se abrigar nessa segunda.

Editado por Sintrajufe/RS; fonte: CUT.