JUSTIÇA DO TRABALHO

Sintrajufe/RS convida colegas da Tecnologia da Informação do TRT4 para reunião virtual sobre as condições de trabalho do segmento

Nesta quinta-feira, 22, às 14h, o Sintrajufe/RS convida os e as colegas do setor de Tecnologia da Informação (TI) do TRT4 para reunião virtual sobre as condições de trabalho do segmento. A reunião foi convocada por conta de o sindicato ter tomado conhecimento de que há um grupo de trabalho discutindo a reorganização da sistemática de teletrabalho de todo o setor de tecnologia.

Tendo em vista a preocupação com a saúde coletiva dos trabalhadores e das trabalhadoras, e em específico da TI do TRT4, que garante a manutenção de toda a estrutura virtual do tribunal, devemos buscar a melhor forma de entendimento e encaminhamento das necessidades dos e das colegas. Para tanto, é fundamental o debate coletivo como forma de buscar garantir a qualidade das condições de trabalho. Esse é o objetivo da reunião desta quinta.

A reunião será realizada pela plataforma Zoom, com acesso pelo link disponível AQUI.

A pandemia da Covid-19 trouxe uma reorganização forçada de atividades, muitas vezes com adoção do trabalho remoto. Há também o avanço da precarização, a falta de horários definidos e o uso de equipamentos e recursos particulares na execução das tarefas profissionais. No Executivo federal, estima-se uma “economia” de quase 1 bilhão de reais com a redução de contas de luz e água dos órgãos até gastos com diárias e viagens. Assim, as administrações dos órgãos do Judiciário e do Ministério Público da União (MPU), como os outros empregadores, vislumbram o que poderá ocorrer no futuro próximo.

O aumento do número de servidoras e servidores em teletrabalho poderá ser uma realidade e as administrações já discutem iniciativas nesse sentido. Contudo, em tempos de terceirização e reforma administrativa, é necessário garantir as conquistas, o serviço público ameaçado, a saúde e a qualidade de vida de todos e todas.

Em diálogo com a categoria, o Sintrajufe/RS quer construir alternativas humanizadas para manter um trabalho de qualidade, sem que isso comprometa a saúde e o bem-estar dos servidores e das servidoras da Justiça do Trabalho.