CULTURA

Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo apresenta programação de lançamento de projeto teatral com bonecos e performances

A partir desta quarta-feira, 28, o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo passa a apresentar ao público os resultados do projeto Na Trilha das Andarilhas: O Teatro de Bonecos como construção de ví­nculos de territorialidades, afetos e reflexão sobre o Direito à Cidade , com performances teatrais com bonecos. O projeto será apresentado de 28 de julho a 25 de agosto, sempre às quartas-feiras, às 20h, na página do Ponto de Cultura no Facebook e no canal no Youtube.

O projeto envolveu 41 trabalhadoras e trabalhadores de cultura viabilizados pela Lei Aldir Blanc, em um processo de criação e produção de um espetáculo de bonecas gigantes, iniciado em março de 2021 e encenado em junho em quatro diferentes locais dos bairros Cristal e Morro Santa Teresa.

Além de resultar nas próprias performances, também foram produzidos a partir da articulação dos diversos núcleos e coletivos que compõem a Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo um fotolivro, um site georreferenciado, uma websérie e um álbum com trilhas e músicas exclusivas criadas para as apresentações.

Programação

A série de apresentações, batizada de Quarta das Andarilhas , começa no dia 28 de julho com o lançamento do álbum. Na quarta-feira, 4 de agosto, a Cristalizar Ví­deo Produções (CVP) vai apresentar no YouTube o primeiro dos cinco episódios da websérie Na Trilha das Andarilhas , que terá seus outros quatro episódios apresentados nos dias seguintes às 20h, com o quinto e último episódio indo ao ar no domingo, dia 8.

No dia 11 de agosto, o Coletivo Imagens Faladas apresenta o livro fotográfico Na Trilha das Andarilhas , em live no Facebook. No dia 18, a equipe e parceiros do projeto lançam oficialmente o site Na Trilha das Andarilhas , ao vivo pelo Facebook. Finalmente, no dia 25, a equipe e parceiros do projeto lançam, oficialmente, o site Na Trilha das Andarilhas, ao vivo pelo Facebook.

O projeto Na Trilha das Andarilhas é executado pela Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo no âmbito do Edital SEDAC/RS09/2020Produções Culturais, da Lei Aldir Blanc. Para mais informações, acesse o site do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, AQUI.

Sobre o Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo é um espaço cultural comunitário resultante de uma parceria da ONG Guayí­ com o Ministério da Cultura, com participação do Sintrajufe/RS e da comunidade da região do bairro Cristal e entorno e diversos outros apoiadores.

Desde 2008, o Quilombo do Sopapo busca incentivar e desenvolver ações comunitárias que integrem arte, cultura, cidadania e economia solidária, estimulando a construção de uma cultura de não violência. Tem como foco a música, o ví­deo e a produção cultural local, promovendo intercâmbio entre linguagens culturais, artí­sticas e expressões simbólicas diversas, que resultam numa rede de articulação, recepção e disseminação das manifestações artí­sticas.

Atualizado em 3/8/2021, às 17h50min.