PANDEMIA

Justiça Federal atende a pedido do Sintrajufe/RS e começa a distribuir máscaras PFF2 para servidores e servidoras em trabalho presencial

Servidores e servidoras da Justiça Federal no Rio Grande do Sul começaram, nesta semana, a primeira etapa de retorno ao trabalho presencial e abertura dos prédios. Atendendo a pedido do Sintrajufe/RS, a administração também deu iní­cio à distribuição de máscaras PFF2 para os e as colegas que estão voltando aos locais de trabalho.

No dia 17 de agosto, o TRF4 publicou a resolução conjunta 03/2021, determinando a retomada dos trabalhos presenciais, com atendimento a partir dessa segunda, 23. O Sintrajufe/RS posicionou-se contra a decisão, defendendo a manutenção do trabalho remoto. Porém, com a confirmação do retorno, o sindicato vem buscando a garantia do cumprimento de protocolos sanitários que protejam a saúde e a vida de servidores e servidoras, minimizando ao máximo os riscos.

Entre essas ações de proteção, está a distribuição de máscaras PFF2 para todos e todas que estejam nos prédios. No TRF4, isso ainda não está ocorrendo, apesar da demanda do Sintrajufe/RS. Na Justiça Federal, por outro lado, as máscaras começaram a ser distribuí­das para os servidores e servidoras que estão retornando ao trabalho presencial.

No caso de Porto Alegre, as máscaras estão sendo distribuí­das na quantidade de uma para cada dia da semana em que o servidor vai ao prédio. No interior do estado, estão sendo compradas máscaras pelas supervisões administrativas locais. A orientação da Direção do Foro é de que sejam compradas máscaras PFF2 ou N95.

O Sintrajufe/RS segue cobrando a garantia de todos os cuidados possí­veis e necessários, além das máscaras PFF2, como distanciamento, ventilação cruzada nos locais, testagem e busca ativa. O sindicato vem manifestando junto às administrações sua preocupação com os efeitos da variante delta da Covid-19, mais transmissí­vel e que tem ganhado espaço no paí­s. Por isso, e também pelo fato de que em poucos meses boa parte da categoria estará com as doses da vacina já recebidas, a entidade defende o trabalho remoto como prioridade neste momento.

Formulário online para checagem dos protocolos

O Sintrajufe/RS reitera sua defesa do trabalho remoto como decisão mais segura ainda neste momento e orienta os e as colegas que estão em trabalho presencial a responderem formulário de checagem de protocolos sanitários para locais de trabalho fornecido pelo sindicato. O formulário pode ser respondido online ou baixado e enviado ao sindicato pelo e-mail [email protected].

Acesse AQUI o checklist.

Clique abaixo para baixar o formulário em pdf

Checklist-para-locais-de-trabalho-Sintrajufe