PRIVATIZAÇÃO

Fenajufe articula para que projeto da desjudicialização seja discutido na CCJ do Senado

A Fenajufe articula para que o projeto de lei 6204/2019, de desjudicialização da execução de tí­tulos civis, não seja pautado em plenário e retorne à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Na quarta-feira, 25, o senador Paulo Rocha (PT-PA) encaminhou requerimento com o pedido.

A solicitação foi uma demanda atendida pelo senador após reunião com a federação no dia 11 de maio. Agora, a Fenajufe busca adesão dos demais lí­deres da Casa para que o PL retorne à CCJ para análise aprofundada do mérito e da constitucionalidade. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) e a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) também assinaram o requerimento.

De acordo com a assessoria parlamentar da Fenajufe, uma vez apresentado o requerimento, caberá ao presidente, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), encaminhá-lo para deliberação na ordem do dia do plenário do Senado.

O PL estabelece a privatização da execução aos cartórios, ou seja, uma espécie de reforma administrativa feita pelo Legislativo. A proposta apresenta riscos às atividades hoje desempenhadas por carreiras diversas, entre elas as funções dos oficiais de justiça, que exercem papel auxiliar ao juí­zo no sentido, por exemplo, de avaliar bens e efetuar penhoras para que seja garantida a efetividade das decisões jurisdicionais.

A Nota Técnica completa elaborada pela Assessoria Jurí­dica Nacional da Fenajufe sobre o projeto pode ser acessada AQUI.

Ní­vel superior

A Fenajufe articula, ainda, apoio no Senado para que o PL 3662/21, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), seja pautado. Desde a aprovação na Câmara dos Deputados o projeto está parado. O PL transforma cargos de auxiliar judiciário e de técnico judiciário em cargos de analista judiciário no âmbito do tribunal e foi aprovado na Câmara com duas emendas articuladas pela federação: a primeira trata da essencialidade dos técnicos e analistas para a atividade judicial; a segunda acrescenta dispositivo para estabelecer o ní­vel superior como critério de ingresso para o cargo de Técnico JudiciárioNS.

Fonte: Fenajufe