DESTAQUE

Feminismo Antirracista foi tema de mais um encontro da Jornada Feminista Plurissindical

No dia 15, aconteceu mais roda de conversa promovida pela Jornada Feminista Plurissindical, criada em março, integrando diversos sindicatos parceiros. Durante ano, foram realizadas atividades, cada uma organizada por um dos sindicatos parceiros, abordando assuntos como violência de gênero no mundo do trabalho, enfrentamento ao racismo, desigualdades econômicas e patriarcado.

Para encerrar as atividades da Jornada em 2020, o tema abordado foi “Educar para o feminismo antirracista”. Houve muita reflexão, com trocas de experiências e histórias de grandes lutadoras pelo feminismo antirracista.

Foram convidadas para participar do encontro a colega aposentada do TRF4 Lourdes Helena Rosa, bacharel em Ciências Políticas e Sociais, pesquisadora da etnia negra e sua invisibilidade e fotógrafa. Ela falou sobre a vida, o trabalho e a obra da pensadora e ativistra brasileira Lélia Gonzales. Anatalina Lourenço, cientista social, professora e secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional e ativista do Movimento de Mulheres Negras, trouxe sugestões de leitura. As obras foram “Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade”, de Bell Hooks, e “Para educar crianças feministas”, de Chimamanda Ngozi Adichie.

Além do Sintrajufe/RS, as entidades realizadoras da Jornada foram Sindiágua, Semapi/RS, Sindbancários/POA, Sindipetro/RS e Federação Democrática dos Sapateiros do RS.

A Jornada continua em 2021.

Sintrajufe/RS, com informações de Sindiágua.