A partir desta quinta-feira, 5, e durante todo o mês de agosto, as populações de diversas cidades do Rio Grande do Sul irão ter, em suas ruas, a lembrança de que a reforma administrativa (PEC 32/2020) prejudica os trabalhadores e as trabalhadoras. Com recado direto para os deputados e as deputadas, a Frente dos Servidores Públicos do RS, da qual o Sintrajufe/RS faz parte, espalhou dezenas de outdoors por todo o estado para pressionar os parlamentares pelo voto contrário à PEC.
Notícias Relacionadas
Os outdoors, presentes em Porto Alegre e no interior do estado, trazem os dizeres: “Deputado, quem vota contra os serviços públicos, não volta! Não à reforma administrativa”. As peças são assinadas pela Frente, pela União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública e pelos sindicatos que participam da ação, entre eles o Sintrajufe/RS. O objetivo é lembrar a deputados e deputadas que, nas eleições que se avizinham, não esqueceremos quem participar desse grave ataque aos serviços públicos, aos servidores e servidoras e aos direitos da população.

Essa é a segunda rodada de colocação de outdoors conduzida pela Frente dos Servidores na luta contra a reforma administrativa. No final de 2020, peças contra a reforma, que anunciavam que a proposta representa o fim dos serviços públicos, foram alvo de vandalismo. Na ocasião, a Frente espalhou outdoors por mais de 200 pontos em todo o estado.
A nova etapa da colocação de outdoors é parte de uma campanha mais ampla contra a reforma administrativa, campanha da qual o Sintrajufe/RS tem participado em todas as ações. O sindicato também realizou recentemente uma campanha de mídia, com inserções em televisão e rádio, anúncios em jornais e divulgação via redes sociais de vídeos com esquetes referentes aos prejuízos que a reforma, caso aprovada, irá gerar para a população.
Veja a seguir os vídeos:
Se a reforma administrativa for aprovada, o seu acesso à Justiça pode ser ainda mais restrito!
Se a reforma administrativa for aprovada, o Sistema Único de Saúde (SUS) pode acabar! Entenda
A reforma administrativa acaba com concursos públicos e abre as portas do apadrinhamento político!
Além das campanhas, o Sintrajufe/RS e outros sindicatos também têm levado a pauta da reforma administrativa aos diversos atos que vêm reunindo centenas de milhares de brasileiros e brasileiras em todo o país na luta contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Também estão sendo realizadas mobilizações nos domicílios eleitorais dos parlamentares do Rio Grande do Sul.

No dia 13 de agosto, Sintrajufe/RS participa e transmite audiência pública sobre a reforma
Um próximo momento importante de mobilização será o dia 13 de agosto. Nessa data, a comissão especial que debate a reforma administrativa na Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre a PEC no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A atividade, denominada “Seminário estadual sobre a reforma administrativa”, será das 8h30min às 13h30min, de forma presencial (com capacidade restrita a 120 pessoas) e com transmissão online. O Sintrajufe/RS é uma das entidades que foi convidada a falar na reunião e irá retransmitir a audiência pública nos meios de comunicação do sindicato.

Greve nacional em 18 de agosto
Para as próximas semanas, também está previsto um calendário de mobilizações, construído em conjunto por centrais sindicais, sindicatos e movimentos populares, e que tem como centro uma greve nacional de servidores e servidoras de todo o país, das três esferas, no dia 18 de agosto. O Sintrajufe/RS também irá realizar, no dia 10 de agosto, uma assembleia geral para preparar a participação da categoria nas atividades. Veja abaixo a programação completa:
6/8, 18h – Plenária RS Preparatória à Greve Nacional
10/8, 19h – Assembleia geral do Sintrajufe/RS
12/8, 11h – Visita à base eleitoral do deputado Alceu Moreira (MDB)
13/8, 8h30min – Audiência Pública da Comissão Especial da PEC 32/2020 – Auditório Dante Barone – Assembleia Legislativa/RS
16/8, dia todo – Panfletagem de convocação/informação para população
18/8 – Greve nacional das 3 esferas
