PEC 32 DE NOVO

Arthur Lira diz que pode retomar discussão sobre a reforma administrativa já na próxima semana; se reeleito, Bolsonaro pode acelerar aprovação

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) afirmou nesta segunda-feira, 3, que pode levar de volta à pauta da Casa já na próxima semana a proposta de emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa. A declaração foi dada em entrevista à Globo News.

Reeleito deputado federal por Alagoas como candidato mais votado do estado, Lira foi claro em suas intenções: Eu penso que dá para discutir a reforma administrativa já a partir da próxima semana, ver se a gente pode pautar . É a reedição do que Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro (PL), já anunciara: que, após as eleições, o governo voltaria à carga com a proposta. Caso Bolsonaro seja reeleito, o processo poderá ser acelerado.

Lira defende orçamento secreto

Na mesma entrevista, Lira defendeu o orçamento secreto, não vendo problema em admitir que se trata de uma forma de se cooptar apoio no Congresso Nacional . O orçamento secreto são emendas parlamentares inclusas pelo relator-geral da Lei Orçamentária, em seu nome, mas a partir de demandas de deputados e deputadas dos quais não se sabe oficialmente o nome. Para que o faça, ocorre uma negociação informal , de bastidores, que envolve o governo, lideranças parlamentares e deputados. As emendas de relator não oferecem transparência sobre a destinação de recursos públicos. Assim, servem para a compra de votos de deputados e deputadas em projetos de interesse do governo. Na proposta orçamentária para 2023, Bolsonaro está destinando um valor recorde para o orçamento secreto “ R$ 19,4 bilhões “, realizando cortes orçamentários contundentes em áreas como saúde, educação e moradia. Em 2020 e 2021, Lira foi o terceiro parlamentar que mais recebeu recursos do orçamento secreto, segundo informações enviadas pelo Congresso ao Supremo Tribunal Federal (STF), com R$ 357,4 milhões.

A reforma administrativa

A PEC 32 é apresentada pelo governo como a modernização do Estado brasileiro e o fim de privilégios . Mas, na verdade, ela é exatamente o contrário. Se aprovada, a PEC 32 vai acabar com concursos públicos para a grande maioria dos cargos. Em seu lugar, passam a valer contratações temporárias de 10 anos. Isso significa um retrocesso, e a ocupação de cargos públicos por apadrinhados polí­ticos, que ficarão devendo favores a quem os colocou lá é o que vai imperar. A PEC prejudica, principalmente, a parcela de servidores e servidoras que têm os menores salários, como os que trabalham em saúde e educação de estados e municí­pios, e representam mais de 50% do total do funcionalismo no Brasil.

A estabilidade corre grandes riscos. No artigo 41, o texto em discussão apresenta cinco possibilidades de perda do cargo por servidor ou servidora concursados: extinção do cargo (única que não vale para os atuais); extrapolação dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); processo administrativo; avaliação de desempenho; e processo judicial (perda do cargo após decisão judicial proferida por órgão judicial colegiado, sem necessidade de transitar em julgado). Além disso, as novas formas de contratação não preveem estabilidade, apontando para o fim dessa garantia para os futuros contratados.

A PEC ainda abre as portas para privatização de hospitais, escolas, postos de saúde e dificulta ainda mais o acesso à Justiça, escancarando as portas para a corrupção. O artigo 37-A, que a reforma administrativa quer incluir na Constituição, mexe em todo o setor público, abrindo espaço para o aprofundamento das práticas de terceirização, privatização e, no limite, extinção de órgãos e instituições e sua substituição pela iniciativa privada por vouchers ou não “ o que, enfim, torna o setor público subsidiário do privado, mesmo que essa subsidiariedade tenha saí­do explicitamente da proposta. Abre, também, as portas para a aplicação, em todo o serviço público e sem quaisquer limites, do modelo já aplicado hoje a partir de entidades como as OS™s e Oscips. Não faltam exemplos que mostram que essa é uma comporta aberta para a corrupção.

No ano passado, PEC foi barrada pela luta

Em 2021, o Sintrajufe/RS, outros sindicatos de servidores das três esferas e centrais sindicais impulsionaram uma campanha com atos públicos, panfletagens e ações de mí­dia para denunciar os efeitos para os servidores e para a população da reforma apresentada por Bolsonaro. A luta se desenvolveu nos estados, e em Brasí­lia, com a pressão sendo intensificada mês a mês. Foram muitas semanas nas quais o Sintrajufe/RS enviou delegações à capital federal para participar dos atos, ações no aeroporto e conversas nos corredores e gabinetes do Congresso. A vitória sobre a PEC 32 foi construí­da com muita luta, que precisará ser retomada para derrotar de vez a proposta.