SEQUÊNCIA DE ATAQUES

Após sabotagem, torre de energia cai e deixa 6 mil sem luz no interior do RS; já são 11 casos desde 8 de janeiro

Após sabotagem, uma torre de energia elétrica caiu no municí­pio de Vale Verde, no Vale do Rio Pardo, no interior do Rio Grande do Sul, deixando mais de 6 mil pessoas sem luz, incluindo moradores General Câmara, Passo do Sobrado e Rio Pardo. A queda aconteceu durante um temporal no último sábado, 28.

A sabotagem foi confirmada por técnicos da Cooperativa Certaja, responsável pelo fornecimento de energia, que verificaram a retirada criminosa de cerca de 20 parafusos da base de estrutura da torre, segundo reportagem do jornal Zero Hora.

Sem o reforço na base, a torre cedeu, fazendo entornar outra torre distante cerca de 60 metros. A conclusão do serviço de recuperação das estruturas ocorre nesta segunda-feira (30).

O presidente da Certaja, Renato Martins, disse que esta é a primeira vez que algo do tipo acontece na região. Nunca passamos por algo do tipo, agora fica o alerta. Vamos avaliar o que aconteceu e pensar em medidas de segurança que podem ser implementadas , afirmou.

A torre que caiu está situada na localidade de Cerro do Chileno, a cerca de 10 quilômetros do centro de Vale Verde. Técnicos da Certaja desconfiam que a retirada dos parafusos foi feita nos últimos dias, já que o local foi vistoriado há cerca de duas semanas. A Polí­cia Civil foi acionada e irá investigar o caso.

Aneel soma 11 ataques a torres desde ato golpista de 8 de janeiro

A queda ocorreu em meio a uma série de atos de sabotagem e vandalismo contra torres de transmissão de energia, que estão sendo investigados pela Polí­cia Federal. Os ataques tiveram iní­cio logo após a invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) por bolsonaristas terroristas no dia 8 de janeiro, durante tentativa de golpe de estado.

Segundo balanço divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram 11 ataques verificados até o dia 25 de janeiro, com quatro torres derrubadas.

Editado por Sintrajufe/RS; fonte: CUT/RS