REFORMA ADMINISTRATIVA

38 milhões: esse é o impacto da campanha do Sintrajufe/RS em TV e rádio contra a reforma administrativa

A campanha do Sintrajufe/RS contra a reforma administrativa está dialogando com a população do Rio Grande do Sul sobre a importância dos serviços públicos e a necessidade de derrotar a reforma administrativa (PEC 32/2020) proposta pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Nas veiculações dos ví­deos em televisão e rádio, foram projetados mais de 38 milhões de impactos na audiência.

Os impactos não querem dizer igual número de pessoas alcançadas, mas cada vez que a peça é exibida para alguémpodendo, por exemplo, ter sido assistida mais de uma vez por uma mesma pessoa. A repetição da visualização é, também, uma estratégia publicitária para fixar e reforçar o conteúdo apresentado. Os números são projetados de acordo com as medições de audiência dos programas nos intervalos dos quais as peças são exibidas.

Primeira veiculação de ví­deos contra a reforma, em 2020, teve impacto de 13 milhões

Em outubro de 2020, com outra série de ví­deos sobre a reforma administrativa, o Sintrajufe/RS também fez veiculações em rádio e televisão. Na ocasião, o alcance estimado foi de 13 milhões, número quase triplicado desta vez.

Veja abaixo um ví­deo da primeira etapa da campanha:

Ví­deos denunciam efeitos da reforma para a população

A nova etapa da campanha traz pequenos ví­deos que se passam na fictí­cia Pastelaria Brasil e nos quais os personagens interagem comentando os efeitos concretos, em suas vidas, das ameaças a direitos contidas na reforma que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) busca aprovar. Os diálogos tratam de aspectos como direito à saúde, riscos ao SUS, acesso à Justiça, concursos públicos e educação.

Os ví­deos foram veiculados em diversos programas da RBS TV e da Rádio Gaúcha. Na RBS TV, foram 22 inserções, entre os dias 10 e 19 de junho, resultando, conforme a Kantar Ibope Media, em 36,4 milhões de impactos. Já na Rádio Gaúcha, foram 10 inserções, de 10 a 20 de junho, com 1,9 milhão de impactos. Os ví­deos e spots foram veiculados em programas como o Jornal Nacional, Jornal do Almoço, Globo Esporte e Balanço Geral.

Os mesmos ví­deos também estão sendo veiculados nas redes sociais do Sintrajufe/RS, com postagens no Facebook, Instagram e Youtube que já ultrapassaram 2 milhões de alcance. Além disso, anúncios da campanha foram publicados em jornais do interior do estado.

Nas redes sociais, na televisão e no rádio, o Sintrajufe/RS vem atuando para demonstrar para o conjunto da população a importância dos serviços públicos e a urgência de lutar contra a reforma administrativa. Ao mesmo tempo, o sindicato vem participando das outras formas de ação contra a PEC, incluindo a construção de manifestações de rua. Em maio e junho, o sindicato já participou das grandes mobilizações nacionais pelo Fora Bolsonaro, por vacina e auxí­lio emergencial, que também tiveram a reforma como uma das pautas. No último sábado, 3, voltamos às ruas com novo protesto que reuniu dezenas de milhares de manifestantes.

Veja abaixo os três ví­deos dessa etapa da campanha contra a reforma administrativa: