SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

300 milhões de empregos estão expostos à automação, diz gigante do mercado financeiro; mais de mil especialistas pedem pausa no desenvolvimento de IAs

Acabou a ideia de que apenas sindicatos de trabalhadores estão preocupados com os efeitos do avanço da Inteligência Artificial (IA). Um grupo de mil especialistas, entre eles nomes como o empresário Elon Musk, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, e o CEO da Stability AI, Emad Mostaque, divulgaram uma carta aberta pedindo uma pausa imediata no desenvolvimento de IAs como o ChatGPT e alertando para os riscos caso o desenvolvimento continue no ritmo atual. A carta é divulgada poucos dias após um estudo apresentado pelo Goldman Sachs apontar que 300 milhões de empregos estão expostos à automação. O estudo ainda destaca o Judiciário como um dos principais campos afetados.

Judiciário entre os setores mais afetados

O documento do Goldman Sachs, um dos maiores grupos financeiros do mundo, adverte que se a IA generativa [como o ChatGPT e outros] cumprir suas capacidades prometidas, o mercado de trabalho poderá enfrentar perturbação significativa . Por um lado, milhões de postos de trabalho ficam ameaçados de extinção; por outro, a produtividade deve aumentar.

A partir de dados sobre as tarefas ocupacionais nos Estados Unidos e na Europa, e projetando esses dados para outros paí­seslevando em conta as diferenças das economias, inclusiveo estudo aponta que cerca de dois terços dos empregos atuais estão expostos a algum grau de automação de IA, e essa IA generativa poderia substituir até um quarto de trabalho atual . No caso dos Estados Unidos, o relatório identifica que essa exposição é especialmente alta em profissões administrativas (46%) e jurí­dicas (44%). Para a Europa, as estimativas são semelhantes. Globalmente, diz o Goldman Sachs, 18% do trabalho poderia ser automatizado por Inteligência Artificial. No Brasil, a projeção é de 25%. Assim, destaca o relatório, extrapolar nossas estimativas globalmente sugere que a IA generativa poderia expor o equivalente a 300 milhões de empregos em tempo integral à automação . Embora o Goldman Sachs explique que parte desses postos acabaria substituí­da por outros tipos de trabalho, isso não se daria de forma imediata, nem seria capaz de reincorporar trabalhadores com as mesmas valências dos postos anteriores.

Para o capital, mais produtividade; para os trabalhadores, menos postos

Enquanto muitos trabalhadores podem perder seus empregos, os donos do capital vislumbram mais ganhos. Conforme o relatório, eles poderão economizar custos de mão de obra, aumentar a produtividade da mão de obra e aumentar o ritmo de crescimento econômico . Todo esse processo vem em aceleração e pode se tornar cada vez mais rápido, já que o aumento do interesse no setor e das capacidades das IAs tem gerado mais e mais investimentos na área.

Conforme o Goldman Sachs, aliás, quanto mais automação, mais incremento na produtividade. Em simulações feitas sem considerar deslocamento de mão de obra (ou seja, sem o fechamento dos postos de trabalho atuais e a criação de novos postos qualitativamente diferentes), o aumento da produtividade é apenas a metade do que aparece nas simulações onde uma parcela muito maior de trabalhadores é deslocada .

Mesmo para os trabalhadores e trabalhadoras que não perderem seus empregos, o Goldman Sachs não aponta boas perspectivas. Isso porque não aparece no relatório qualquer referência, por exemplo, à liberação de tempo, redução de jornada ou outras formas de oferecer mais qualidade de vida à população, já que a produtividade deverá aumentar. Pelo contrário: a maioria dos trabalhadores está empregada em ocupações parcialmente expostas à automação da IA e, após a adoção da IA, provavelmente aplicará pelo menos parte de sua capacidade liberada em atividades produtivas que aumentam a produção . Ou seja, o aumento da produtividade se daria tanto com substituição de muitos postos de trabalho menos produtivos por poucos mais produtivos quanto com o aumento da exploração dos trabalhadores que permanecerem em seus postos.

Pausem imediatamente por pelo menos seis meses

Nessa quarta-feira, 29, pesquisadores, especialistas, empresários e executivos do setor de tecnologia divulgaram uma carta aberta intitulada Pause Giant AI Experiments (Pause os experimentos gigantes de IA). A carta é assinada por mais de mil pessoas e foi publicada pelo grupo sem fins lucrativos Future of Life Institute.

O texto diz que esses sistemas de Inteligência Artificial podem representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade e defende que a IA avançada pode representar uma mudança profunda na história da vida na Terra e deve ser planejada e gerenciada com cuidados e recursos proporcionais . Para os signatários, esse planejamento cuidadoso não está ocorrendo, mas sim uma corrida descontrolada para desenvolver e implantar mentes digitais cada vez mais poderosas que ninguémnem mesmo seus criadorespode entender, prever ou controlar de forma confiável . Entre as preocupações expostas na carta estão a disseminação de informações falsas por meio das IAs e também a automatização dos trabalhos. Devemos arriscar perder o controle de nossa civilização? , questiona o texto.

A carta trata de uma publicação da Open AI, criadora do ChatGPT, na qual a empresa diz que em algum momento, pode ser importante obter uma revisão independente antes de começar a treinar sistemas futuros e para os esforços mais avançados concordar em limitar a taxa de crescimento da computação usada para criar novos modelos . Conforme os signatários, esse ponto é agora .

Nesse contexto, pedem a todos os laboratórios de IA que parem imediatamente por pelo menos 6 meses o treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4, a versão mais atualizada do ChatGPT, e que, nessa pausa, desenvolvam e implementem em conjunto protocolos de segurança auditados externamente: Essa pausa deve ser pública e verificável e incluir todos os principais atores. Se tal pausa não puder ser decretada rapidamente, os governos devem intervir , defendem. Paralelamente, defende a carta, os desenvolvedores de IA devem trabalhar com os formuladores de polí­ticas para acelerar drasticamente o desenvolvimento de sistemas robustos de governança de IA , incluindo autoridades reguladoras. E reivindica: A pesquisa e o desenvolvimento de IA devem ser reorientados para tornar os sistemas avançados e poderosos de hoje mais precisos, seguros, interpretáveis, transparentes, robustos, alinhados, confiáveis e leais .

O que é o ChatGPT e como ele escreve seus textos, segundo ele mesmo

O ChatGPT é, em suma, um robô criado pela Open AI, uma startup especializada em inteligência artificial. Há outras tecnologias como o ChatGPT, mas, por sua interface amigável, ganhou destaque nos últimos meses. Ele responde a perguntas diversas e produz textos de diferentes tipos sobre os assuntos solicitados pelos usuários. Questionado pelo Sintrajufe/RS sobre como o ChatGPT escreve seus textos , o robô explicou seu funcionamento básico: Eu, o ChatGPT, escrevo meus textos usando uma tecnologia chamada deep learning. Sou treinado por meio de um processo de aprendizado por reforço, onde recebo feedback sobre minhas respostas e ajusto minha estratégia com base nesse feedback. Isso me permite responder de maneira eficaz a perguntas e gerar textos coerentes e naturalmente escritos. Além disso, tenho acesso a grandes quantidades de dados da Internet, incluindo artigos, páginas da web e conversas, o que me ajuda a responder perguntas de maneira informativa e precisa. Em resumo, escrevo meus textos usando uma combinação de aprendizado por reforço, acesso a dados e processamento de linguagem natural .