DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

20 de Novembro terá atos em todo o paí­s contra o racismo e pelo fora Bolsonaro ; Sintrajufe convoca categoria

No sábado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, haverá atos públicos em todo o paí­s com o mote Fora Bolsonaro Racista , levando para as ruas as pautas da classe trabalhadora e da luta antirracista. Em Porto Alegre, o Sintrajufe/RS participa da atividade, que ocorrerá no Largo Glênio Peres, às 15h.

A unificação das lutas neste ato #20NForaBolsonaroRacista, que tem também pautas como a geração de emprego decente, pelo fim da fome e da miséria e contra a polí­tica econômica do governo Bolsonaro, foi consenso entre as entidades que integram a Campanha Nacional Fora Bolsonaro e as que organizam, há anos, os atos de 20 de novembro.

O entendimento é que as principais pautas da classe trabalhadora, são pautas que impactam mais a população negra. Isso porque, devido ao racismo estrutural, essa é a parcela historicamente mais discriminada e mais atingida pelo desemprego, pelos baixos salários e pelo emprego precário.

Da mesma forma, a proposta de reforma administrativa (PEC 32) tem profundos impactos particularmente sobre o povo negro, pois são justamente os mais pobres que dependem dos serviços públicos ameaçados pela polí­tica de Bolsonaro e Paulo Guedes.

Os protestos já estão organizados em mais de 60 cidades, tanto no Brasil quanto em cidades do exterior. Além ruas, os protestos serão feitos também nas redes sociais com a hashtag #20NForaBolsonaroRacista.

Fonte: CUT Brasil