SAÚDE

TRF4 e JFRS autorizam reembolso de valores de vacina da gripe para aposentados e aposentadas; TRT4, TRE e MPU já haviam aprovado liberação

O TRF 4 e a JFRS deferiram o pedido do sindicato e autorizaram o reembolso, para aposentados e aposentadas, dos valores de vacina contra a gripe feita na rede privada. Nesses órgãos e na Justiça Militar, o pagamento estava restrito ao pessoal da ativa, por isso, o Sintrajufe/RS encaminhou ofí­cios, em junho, buscando que aposentados e aposentadas fossem contemplados. A JM não respondeu.

TRT4, TRE-RS e Ministério Público da União (MPU) já tinham autorizado o ressarcimento. No caso da Justiça do Trabalho, o prazo para preenchimento do formulário vai até o dia 31 de julho, conforme e-mail enviado pela Presidência.

A vacina contra a gripe também pode ser feita na rede pública (SUS), mesmo com o fim da 25ª Campanha Nacional de Vacinação. A meta de imunizar pelo menos 90% do público-alvo (gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores e trabalhadoras da saúde, professores e professoras e crianças) está longe de ser alcançada.

Os números apontam que 56% da população acima de 60 anos estão com vacinação contra influenza. Este também é um recorde histórico para baixo , destacou, no dia 30 de junho, a médica Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emí­lio Ribas. Ela afirma que houve um recorde de baixa cobertura de vacinação desde que começaram as campanhas de vacinação contra a gripe, em 1999. Tradicionalmente, crianças e gestantes sempre tiveram mais dificuldade de alcançar as metas, o que não ocorria com a população idosa e profissionais de saúde.

Em Porto Alegre, o número de doses de vacina contra gripe aplicadas de abril até final de junho era de 446.146. A cobertura vacinal chegou a 62,2%, considerados todos os públicos que receberam a dose de proteção. Calculados apenas o grupo prioritário de crianças, gestantes, idosos, indí­genas, professores, puérperas e trabalhadores da saúde, o percentual de vacinados era de 48%; idosos receberam mais doses, 180.849 (57,7% da meta). As crianças somaram 27.289 doses (29,4% da meta) e as gestantes, 3.343 doses (31,5% da meta).

Em dúvida quanto a valores de reembolso, prazos e preenchimento de formulário? Veja quais são os canais de contato com os órgãos
TRT4 “ [email protected]
TRE/RS “ [email protected]
TRF4 “ [email protected]